IMAM lembra importância do Parque Natural Municipal do Paragem para Dourados

IMAM lembra importância do Parque Natural Municipal do Paragem para Dourados

O Parque Natural Municipal do Paragem, Unidade de Conservação de Proteção Integral em Dourados, foi criado em novembro de 2007. Está situado na região sul da cidade de Dourados nas proximidades do bairro Jardim Colibri, entre as ruas Frei Antônio e a BR-163, margeando o córrego de mesmo nome, que nasce no Parque Arnulpho Fioravante.

Segundo o IMAM (Instituto do Meio Ambiente de Dourados), o objetivo da criação do parque é preservar a área de fundo de vale do Córrego Paragem, sua vegetação nativa remanescente de Floresta Estacional Semidecidual da Mata Atlântica, que revestia a quase totalidade da região da Grande Dourados e possui cerca de 19 hectares.

"A Unidade de Conservação do Paragem é de fundamental para a preservação das áreas verdes urbanas de Dourados, especialmente por ser um remanescente de Floresta Estacional Semidecidual da Mata Atlântica", ressalta a bióloga do IMAM, Nayara Carvalho.

Nayara ainda lembra a importância da área para pesquisa. "As Unidades de Conservação também são importantes para fomentar a pesquisa científica e neste aspecto pretendemos ser referência entre as UCs estabelecidas em área urbana. Outro objetivo da nossa UC é promover a Educação Ambiental e toda sua estrutura foi pensada a partir deste objetivo. Sua importância é sem sombra de dúvidas a conservação e preservação do meio ambiente".

No dia  5 de Junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas) com o objetivo principal de conscientizar sobre os problemas ambientais e a importância da preservação dos recursos naturais.

Em Dourados, a programação da Semana do Meio Ambiente será realizada em julho, por conta do decreto n° 400. "A Semana do Meio Ambiente e a Premiação Marco Verde fazem parte do calendário Ambiental de Dourados, promovendo debates sobre o meio ambiente entre a sociedade douradense. O tema deste ano é relevante, sobretudo pela recente aprovação do Plano Diretor de Arborização Urbana do nosso município", destaca a bióloga do Imam (Instituto do Meio Ambiente de Dourados), Nayara Carvalho.

As atividades já confirmadas no evento são as seguintes:

– Dia 05 de julho – Cerimônia de abertura e entrega do Prêmio Marco Verde

– Dia 06 de julho – Mesa-redonda "Arborização Participativa" com Marina Daibert (Prefeitura de Corumbá), Fernando Ibanez Martins (Prefeitura de (Aquidauana) e Douglas Morais (Prefeitura de Dourados)

– Dia 07 de julho – Mesa-redonda "Legislação e boas práticas na poda e supressão de árvores urbanas" com Luiz Gabriel Araújo Betoni e  Cláudia Vieira da Silva Ortega

– Dia 08 de julho – Mesa-redonda "Gestão Municipal da Arborização Urbana" com Aline Sanabria, Marília Pizetta e Daniela Sangalli

– Dia 09 de julho – "Visita técnica Virtual ao Parque Natural Municipal do Paragem" com José Daniel de Freitas Filho, Sandro Silva, Josué Raizer, Daniela Sangalli, Nayara Carvalho e Cristiano Rodrigues. Visita Técnica Virtual ao Viveiro Municipal com Marília Pizetta.

 

Comentários