
Abertura da Semana do Trânsito ressalta consciência e respeito mútuo
A solenidade de abertura da Semana de Trânsito ocorrida nesta terça-feira (19) na Câmara Municipal de Dourados...
Ação contou com participação de outros órgãos e lembrou das vítimas da Covid-19
A Agetran (Agência Municipal de Transportes e Trânsito) promoveu um minuto de silêncio em homenagem às vítimas no trânsito e da Covid-19. A ação ocorreu no cruzamento da Praça Antônio João, entre as avenidas Presidente Vargas e Marcelino Pires, e contou com a participação da GM (Guarda Municipal), SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Corpo de Bombeiros Militar de Dourados e Polícia Militar.
De acordo com a diretora-presidente da Agetran, Mariana de Souza Neto, a iniciativa busca conscientizar a população para os riscos no trânsito, principalmente, neste momento em que a pandemia tem feito vítimas e ocupado leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
Na ação foi realizado um sirenaço, com todas as sirenes chamando a atenção de quem cruzava as avenidas para as viaturas que trabalham na administração do trânsito e auxílio diário para a comunidade. Além disso, foi realizada uma ação de conscientizção, com a entrega de máscaras e panfletos.
"Nós realizamos esse trabalho para que as pessoas se conscientizem e lembrem que o trânsito é uma ação coletiva, é preciso que todos se cuidem para evitar que ocorram acidentes. É preciso lembrar que neste momento a Covid tem levado muitas pessoas para os hospitais e é preciso ter cuidado para que haja uma redução nos casos que precisam dessa assistência", aponta.
Essa foi uma das ações preconizadas no calendário de ações programadas para a campanha Maio Amarelo. A enfermeira do SAMU, Lucyelma Rezende, ressalta que as ações também buscam conscientizar e incentivar a adesão da população, que pode contribuir com esse cuidado.
"Nós buscamos que haja a conscientização e que busquem reduzir o número de acidentes, mas alguns casos são inevitáveis e nesse momento é importante que a população ao identificar a sirene e as viaturas, contribuam abrindo espaço para essas equipes possam chegar até o local e realizar o atendimento aos envolvidos. Lembrando que o lado correto para passagem das equipes é o esquerdo e os carros devem abrir para o direito", destaca.
A escolha do mês de maio foi motivada pela proposta da ONU (Organização das Nações Unidas) quando decretou em 2011 a Década de Ação para Segurança no Trânsito. A cor amarela foi escolhida por ser a cor da advertência no trânsito. Placas amarelas alertam ao motorista sobre possíveis problemas à frente.
18/05 – Blitz educativa: Respeito e Responsabilidade
Local: Av. Coronel Ponciano, em frente ao Douradão
Horário: 15h
19/05 – Blitz educativa: Respeito e Responsabilidade
Local: Base da PRF (Polícia Rodoviária Federal)
Horário: 9h
27/05 – Blitz educativa: Respeito e Responsabilidade
Local: Av. Coronel Ponciano, próximo ao trevo da DOF (Departamento de Operações de Fronteiras).
Horário: 16h30
A solenidade de abertura da Semana de Trânsito ocorrida nesta terça-feira (19) na Câmara Municipal de Dourados...
Como de costume e temendo ficar preso ao transito intenso na BR 163 rumo ao parque de exposição, muitos dourad...
Durante sessão solene de entrega da Medalha do Mérito Advocatício “Jorge Antônio Siufi”, ocorrida na noite de...
A 3ª Conferência Regional de Direitos Humanos e Cidadania da Grande Dourados teve início na manhã desta quinta...
O deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil) encaminhou indicação ao presidente da Agência Nacional de...
Para celebrar os 19 anos da Lei Maria da Penha, a Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de...
O mercado de podcasts segue em ascensão no Brasil, e em meio a essa tendência, um novo espaço surge para dar v...