
Ângelo Ximenes é eleito presidente do Sindicato Rural de Dourados
O engenheiro agrônomo Ângelo Cesar Ajala Ximenes foi eleito, neste domingo (18), presidente do Sindicato Rural...
Presidente do Sindicato Rural de Dourados, Ângelo Ximenes, durante discurso na abertura Expoagro Digital
O presidente do Sindicato Rural de Dourados, Ângelo Ximenes, aproveitou o discurso de abertura da 1ª Expoagro Digital de Dourados para defender a força do agronegócio. “Por causa da pandemia não tivemos a feira no ano passado. Mas este ano tínhamos como meta dar uma resposta ao nosso associado e à comunidade, pois a Expoagro não podia ser vencida pela Covid-19. Foi uma busca de apoio de parceiros para a realização da feira agropecuária e deu certo. Tudo isso pela força do agronegócio", enfatizou. "Como tivemos lockdown em maio, transferimos a data do evento para setembro. Com a flexibilização do decreto, a Expoagro, que seria apenas digital, passou a ser híbrida, com apresentação de máquinas no Parque de Exposições", prosseguiu Ângelo Ximenes.
Ele ainda destacou o banco de negócios para venda de máquinas agrícolas e de insumos, além da presença de empresários e da classe produtora no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho. A abertura oficial da Expoagro Digital ocorreu no início da noite desta terça-feira (14), sendo transmitida pelo canal do YouTube do Sindicato Rural de Dourados. O evento teve a presença da diretoria do Sindicato Rural de Dourados, do prefeito Alan Guedes, do presidente da Câmara, Laudir Munaretto, da reitora da Unigran, Rosa De Déa, e o deputado estadual José Carlos Barbosa, o Barbosinha.
A Expoagro Digital tem a Unigran como parceira, que cedeu os estúdios de TV para a transmissão online da Feira. A reitora Rosa De Déa lembrou a história da Expoagro com a agropecuária do Estado e destacou a realização do evento no formato digital. "As novas tecnologias proporcionam a possibilidade de realização de grandes eventos online e a Unigran se propôs a contribuir para que este evento tão tradicional [Expoagro] acontecesse. Há décadas a Unigran é parceira da Expoagro por meio de palestras e com a participação de alunos e de professores e sempre continuará parceira", ressaltou a reitora.
Conforme o prefeito Alan Guedes, tempos difíceis propõem inovações, soluções corajosas e o Sindicato Rural, na defesa daquelas que produzem em Mato Grosso do Sul, realiza a primeira Expoagro digital, com inovação tecnológica, conhecimento, apoio ao desenvolvimento de Dourados e entretenimento. "Dourados tem vocação para o agro e inovação. Dados da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que o PIB (Produto Interno Bruto) rural gira em R$ 1 bilhão, mostrando a força do campo", disse Alan Guedes.
O deputado Barbosinha argumentou que desde que o Sindicato Rural de Dourados foi fundado, na década de 60, tem se reinventado e a Expoagro Digital é um resultado prático da pandemia. Conforme ele, se o mundo precisou se adaptar ao "novo normal", com regras de biossegurança, distanciamento e isolamento social, o agronegócio se consolidou com inovação tecnológica. "O agro não parou, não dormiu. No Sindicato Rural quis o destino, no meio de crise econômica e da pandemia, surgir nomes do Ângelo Ximenes e do Gino Ferreira [Presidente e vice do Sindicato Rural] para liderar movimento do agro com a coragem da realização a Expoagro Digital", enalteceu o deputado.
A programação ainda contou com mensagens de autoridades, como do superintendente Banco do Brasil estadual, Marcel Figueiredo, que destacou a importância do produtor rural, e do presidente da Famasul, Marcelo Betoni. Teve ainda fala do governador Reinaldo Azambuja. Ele parabenizou a realização da Feira e destacou os investimentos do Estado no apoio ao setor industrial em Dourados, possibilitando a dobra dos abates de suínos na Seara/JBS, implantando plataforma de desenvolvimento industrial forte.
Ainda destacou que o governo tem possibilitado, como incentivo ao desenvolvimento, troca de impostos por empregos, trazendo para Dourados indústrias a exemplo da Coamo, da Inpasa. "Junto a isso temos programas de obras urbanas na cidade, como recapeamentos, duplicação de acesso ao Núcleo Industrial, sobretudo de logística que vai atender não só Dourados, mas todo o Estado, como a Ferroeste, saindo de Maracaju, passando por Dourados, até o porto de Paranaguá. Temos ainda a rota bioceânica; tudo isso vai diminuir o custo das exportações e importações", disse o governador.
O evento ainda contou com palestra da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, que falou sobre plano safra, créditos disponíveis aos produtores rurais, os desafios agropecuários, tendências, projeções e projetos futuros do governo federal ao setor. Também teve palestra com José Luiz Tejon, uma das maiores autoridades em gestão de vendas e marketing do agronegócio no país. Ele falou sobre as perspectivas de marcado para o agro e o trabalho do cooperativismo. A primeira noite da Expoagro Digital 2021 se encerrou com show live do cantor Loubet.
Expoagro
A Expoagro Digital continua até o dia 17 de setembro, sexta-feira. Para acompanhar a programação acesse www.sindicatoruraldedourados.com.br/expoagro. A versão online da maior feira agropecuária do Mato Grosso do Sul, é um evento do Sindicato Rural, em parceria com a Prefeitura de Dourados, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Asumas, Senar/MS, OCB/MS,
Unigran, Agricase, Atumus, Banco do Brasil, Matra Tratores, Rural Center, São Bento Incorporadora, Sicredi, West Fertilizantes, Comid, Impact Fendt, NK Sementes e Semen Barra.
O engenheiro agrônomo Ângelo Cesar Ajala Ximenes foi eleito, neste domingo (18), presidente do Sindicato Rural...
Com expectativa de movimentar cerca de R$ 400 milhões em negócios durante a 56ª Expoagro, que acontece de 13 a...
É do Brasil! O primeiro soro contra picada de abelha, desenvolvido por pesquisadores da Unesp, entra na 3ª e ú...
A Feira Sabores no Parque promete mais uma noite de boa música, gastronomia e lazer nesta sexta-feira (17), no...
A Prefeitura de Dourados iniciou nesta semana um amplo projeto de revitalização das floreiras da região centra...
As obras da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim dos Estados já têm prazo para começar: novembro. A no...
A Prefeitura de Dourados, por meio da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), promoveu nesta ter...