 
        
                MS leva turismo e ativação gastronômica em mais uma edição do WTM Londres
Mais uma vez Mato Grosso do Sul marca forte presença no WTM Londres (World Travel Market). O evento, que acont...
Evento também celebrou a reativação do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur/MS).
 
                                
                                Evento reuniu setor público e privado para debater turismo como motor do desenvolvimento econômico e social – Divulgação
A Escola de Turismo e Gastronomia do Senac MS foi palco, nesta terça-feira (21), do Encontro Vai Turismo – Integração do Turismo Nacional, uma iniciativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso do Sul (Fecomércio MS), em parceria com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o Sesc e o Senac.
O evento reuniu representantes do poder público, empresários, dirigentes de entidades do trade e profissionais do setor para discutir o fortalecimento do turismo como vetor estratégico de desenvolvimento econômico e social. A programação marcou também a reativação do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur/MS), espaço de articulação e proposição de políticas voltadas ao crescimento sustentável do setor.
Estiveram presentes o secretário-adjunto da Semadesc, Arthur Falcette, o secretário municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, Ademar Silva Júnior, o presidente do Cetur Nacional da CNC, Alexandre Sampaio, além de lideranças empresariais, gestores públicos e representantes das instituições do Sistema Comércio MS.
Na abertura, o presidente da Fecomércio MS, Edison Araújo, destacou a importância do programa e da reativação do conselho para o fortalecimento da governança empresarial no turismo. “O Programa Vai Turismo, desenvolvido pela CNC, é uma iniciativa que reflete a essência do Sistema Comércio: promover o desenvolvimento sustentável, gerar oportunidades e fortalecer a atuação empresarial em todo o país. É uma iniciativa que integra propostas e conecta instituições para recomendar e acompanhar políticas públicas que estimulem o desenvolvimento sustentável de destinos turísticos brasileiros”, afirmou.
Edison Araújo ressaltou ainda o significado da retomada do conselho no Estado. “Um marco importante deste evento é a reativação do Cetur – o Conselho Empresarial do Turismo e Hospitalidade do Sistema Comércio de Mato Grosso do Sul. Essa retomada simboliza um novo tempo de diálogo, de união e de fortalecimento da governança empresarial no turismo. Queremos que o Cetur seja um espaço ativo de construção coletiva, onde as ideias circulem, as demandas sejam ouvidas e os projetos possam ganhar corpo — conectando o setor privado, o poder público e as instituições do Sistema S em torno de um mesmo propósito: o desenvolvimento do turismo no Estado.”
O presidente do Cetur Nacional, Alexandre Sampaio, reforçou a importância de o turismo estar integrado ao comércio e à inovação. “Essa nova realidade permite uma interação sistêmica entre comércio e turismo e, com as ferramentas da atualidade, a exemplo da inteligência artificial, nós vamos poder fazer muito pela nossa atividade e trazer à experiência aquilo que o Cetur deseja, pois o turismo tem um papel fundamental para o nosso país, especialmente nas próximas décadas”, afirmou.
Representando a prefeita de Campo Grande, Ademar Silva Júnior agradeceu à Fecomércio MS pela parceria em projetos estratégicos da Capital, como as ações de revitalização do centro histórico, e destacou a relevância do evento.“Eventos como este são essenciais para discutir o turismo, que é uma parte fundamental do desenvolvimento econômico de qualquer região”, disse.
A programação incluiu palestras e apresentações sobre inovação, governança e oportunidades para o turismo. O especialista Thiago Akira trouxe reflexões sobre as tendências do setor e o papel da inovação no atendimento e na experiência dos visitantes.
“Inovar não é só implementar tecnologia ou trazer novos produtos. Eu acredito que a inovação no turismo deve utilizar os pilares do processo e de pessoas. Nos processos, a gente ganha agilidade, demonstra conhecimento e segurança necessária. E pessoas é o que dá o bom atendimento. Tudo o que o turista espera de um bom destino”, concluiu.
Também participaram das apresentações a diretora regional do Senac MS, Jordana Duenha, e a gerente de pesquisa e inteligência de mercado do Sesc MS, Daniela Dias, que mostraram como as duas instituições têm atuado no fomento ao turismo no Estado. A gerente do Cetur Nacional, Aline Lopes, apresentou a trajetória e os resultados do movimento Vai Turismo, destacando o uso de dados e ferramentas de inteligência para o planejamento estratégico dos destinos.
Ao final do encontro, foi realizada a assinatura do termo de posse da nova composição do Cetur/MS, simbolizando o compromisso coletivo com o fortalecimento do setor.
A programação cultural foi conduzida pelo Sesc MS, com apresentações do Quinteto da Orquestra Jovem Sesc Lageado e da Cia Habilidoces. Formado por jovens instrumentistas que integram o projeto de formação musical do Sesc Lageado — uma escola de cultura que já atendeu mais de 5 mil alunos —, o quinteto apresentou um repertório diversificado, reafirmando o compromisso do Sesc com a difusão da arte e da cultura em Mato Grosso do Sul.
Encerrando o evento, os convidados participaram de um almoço especial preparado pelos alunos do Senac Gastronomia, com pratos regionais inspirados na Rota Bioceânica, que simboliza a integração e o potencial de desenvolvimento turístico do Estado.
 
        
                Mais uma vez Mato Grosso do Sul marca forte presença no WTM Londres (World Travel Market). O evento, que acont...
 
        
                Nos dias 24 e 25 de outubro, Mato Grosso do Sul participa da 13ª edição do BTM (Brazil Travel Market), que aco...
 
        
                Cenários povoados por castelos, bonecos, joaninhas, trenzinhos, pássaros e estrelas ganham vida em “No Mundo E...
 
        
                O projeto Arte Inclusiva encerra suas atividades em Campo Grande com a formação de duas turmas de pessoas cega...
 
        
                A Faculdade Senac está com inscrições abertas para os cursos de graduação com início em 2026. Reconhecida pela...
 
        
                Uma pesquisa da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo (USP) mostrou que 80% dos idosos...
 
        
                A diretoria da Latam Airlines anunciou na tarde de terça-feira (28), em ligação telefônica para o prefeito Mar...