
Ângelo Ximenes é eleito presidente do Sindicato Rural de Dourados
O engenheiro agrônomo Ângelo Cesar Ajala Ximenes foi eleito, neste domingo (18), presidente do Sindicato Rural...
Lucio Damália (centro) durante passagem do cargo para o presidente Ângelo Ximenes (à direita) e seu vice Gino Ferreira (à esquerda)
Tomou posse na noite da última segunda-feira (30) a nova Diretoria do Sindicato Rural de Dourados, que vai comandar a entidade pelos próximos três anos. Devido último Decreto da Covid-19 (3.032), publicado pela Prefeitura de Dourados, a solenidade foi restrita aos diretores e cumpriu todas as normas de biossegurança.
Após duas gestões, Lucio Damália deixou a presidência do Sindicato e assumiu o presidente eleito no dia 18 de outubro, Ângelo Cesar Ajala Ximenes.
Foto: Gleiber Nascimento
Lucio agradeceu todos os diretores que compuseram suas diretorias pela atuação comprometida e lembrou de algumas dificuldades que foram superadas nos últimos anos. “Deixo o cargo muito feliz por todas as conquistas que alcançamos ao longo desses seis anos de muito trabalho. Agradeço imensamente a todos os meus diretores que sempre estiveram ao meu lado, não medindo esforços para o crescimento do Sindicato Rural, que hoje mais do que nunca, exerce um papel fundamental na garantia dos direitos dos produtores rurais de Dourados e região. Recentemente, tivemos grandes dificuldades, como a escassez de recursos, devido ao fim da contribuição sindical e principalmente a pandemia que nos impossibilitou de realizar a maior feira agropecuária do interior de Mato Grosso do Sul, além de nos obrigar a suspender os cursos presenciais em parceria com o Senar [Serviço Nacional de Aprendizagem Rural], mas felizmente conseguimos superamos com êxito graças a união e ao esforço de todos”, disse.
Após ser empossado, Ângelo Ximenes apresentou algumas prioridades da nova gestão. “Assumo a presidência do Sindicato Rural de Dourados com o compromisso de defender os interesses de toda a categoria, o que é imprescindível neste
Após ser empossado, Ângelo Ximenes apresentou algumas prioridades da nova gestão. “Assumo a presidência do Sindicato Rural de Dourados com o compromisso de defender os interesses de toda a categoria, o que é imprescindível neste momento que estamos passando, tanto pela pandemia quanto pelos conflitos agrários que aumentam a cada dia em nossa cidade. Estamos cientes que vamos enfrentar grandes desafios, como a falta de recursos, devido a não realização da Expoagro este ano, que é nossa principal fonte de recursos e a diminuição dos repasses da CNA [Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil], e as próprias questões políticas que devemos sempre nos posicionar e enfrentar”, apontou.
Defendeu também, a necessidade de buscar maior atenção dos Governos Municipal e Estadual, para garantir o apoio necessário para o setor agrícola. “Uma das nossas metas é nos aproximar ainda mais para fortalecer a parceria com a Prefeitura de Dourados e com o Governo do Estado, para a manutenção da infraestrutura que o agronegócio precisa para produzir e escoar, afinal, nós temos o dever de alimentar o mundo e somos a força motriz da economia do nosso Estado. Mas estou confiante, pois a nossa diretoria é bem eclética, formada por produtores com grande experiência de casa, como o meu vice Gino Ferreira e senhor Arno Guerra, e também por aqueles que estão iniciando sua atuação sindical, o que é importante para haver a troca de conhecimento e um perfil inovador nas ações que faremos. Temos muito trabalho pela frente, entre eles ajudar nossa cidade, pois vejo que ela precisa se desenvolver em âmbito geral e o agronegócio tem um papel extremamente importante nisso. Também, vamos buscar maior participação nas agendas políticas do agronegócio a nível estadual e federal, principalmente sendo mais ativos nas entidades do setor, como a Aprosoja [Associação dos Produtores de Soja e Milho de MS] e Famasul [Federação da Agricultura e Pecuária de MS]”, concluiu.
Além de Ângelo, a nova diretoria é formada por Gino José Ferreira, (vice-presidente), Gilberto Kiyoharo Nishioka (primeiro tesoureiro), Paulo Cesar Barbosa Vieira (segundo tesoureiro), Michael Araújo de Oliveira (primeiro secretário) e Pedro Luiz da Costa (segundo secretário).
Os suplentes da diretoria são José Tarso Moro da Rosa, Cesar Roberto Dierings, Rodrigo Adolfo Velloso Pavel, Leopoldo Pozzi, Douglas Franco e Aristeu Alceu Carbonaro.
O Conselho Fiscal é formado pelos titulares Gilberto Darci Bernardi, Denis Augusto da Silva e Marise Ayumi Iguma. Os suplentes são Arno Antônio Guerra, Ricardo Goulart Carvalho Filho e Ruderson Azambuja Carneiro. O delegado representante da entidade junto à Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS) é Ângelo Cesar Ajala Ximenes.
O engenheiro agrônomo Ângelo Cesar Ajala Ximenes foi eleito, neste domingo (18), presidente do Sindicato Rural...
Com expectativa de movimentar cerca de R$ 400 milhões em negócios durante a 56ª Expoagro, que acontece de 13 a...
É do Brasil! O primeiro soro contra picada de abelha, desenvolvido por pesquisadores da Unesp, entra na 3ª e ú...
A Feira Sabores no Parque promete mais uma noite de boa música, gastronomia e lazer nesta sexta-feira (17), no...
A Prefeitura de Dourados iniciou nesta semana um amplo projeto de revitalização das floreiras da região centra...
As obras da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim dos Estados já têm prazo para começar: novembro. A no...
A Prefeitura de Dourados, por meio da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), promoveu nesta ter...