
Enquanto você não amar um animal, sua alma estará adormecida
Segundo um estudo publicado na revista “Frontiers in Psychology” este “despertar” pode estar relacionado à ati...
O cachorro leva o título de melhor amigo do homem, e isso não é à toa. Esses animais são companheiros leais e afetuosos, e vivem demonstrando o quanto amam os humanos. O problema é que alguns deles acabam desenvolvendo uma dependência emocional profunda dos seus tutores, o que pode impactar o bem-estar emocional e a saúde do pet.
Muita gente não percebe os sinais da dependência excessiva e confunde isso com uma simples demonstração de carinho. Por isso, a seguir, listamos 6 comportamentos que indicam um cachorro profundamente dependente.
O cachorro segue o dono por diversos motivos: pode ser que ele enxergue aquela pessoa como líder da matilha ou ele simplesmente gosta muito da sua companhia. O problema surge quando o animal não consegue ficar em outro cômodo sem você e te segue pela casa o tempo todo, sem nunca desgrudar. Isso pode ser um sinal de ansiedade de separação. Embora seja normal que cães gostem de estar perto dos tutores, um comportamento exagerado pode indicar insegurança e dependência excessiva.
A ansiedade de separação em cães se manifesta de diferentes formas. Além de seguir o dono pela casa, é comum que um cachorro extremamente dependente também não consiga ficar sozinho em casa. Choros, latidos excessivos, destruição de objetos ou até mesmo tentativas de fuga quando o tutor sai são sinais claros de que o cão não sabe lidar com a ausência do dono.
Não é muito comum se deparar com uma situação onde o cachorro não quer comer. Embora às vezes isso possa estar relacionado com problemas de saúde, a recusa de alimentos também pode ser um sinal de dependência excessiva, principalmente quando o cachorro só deixa de se alimentar quando o tutor não está por perto. É como se a falta da família impedisse o animal de relaxar e realizar atividades básicas, como comer.
Todo cachorro gosta de carinho, e é normal que eles peçam para serem acariciados de vez em quando. Mas essa necessidade de contato físico o tempo inteiro deve chamar a atenção dos donos. Cães que sempre precisam estar encostados no tutor, dormem no colo e demonstram desconforto quando são afastados podem estar emocionalmente dependentes da família. Isso pode ser prejudicial a longo prazo, pois dificulta a independência do animal.
Um cachorro dependente frequentemente se torna um cachorro ansioso quando o dono não está presente. Como consequência, o animal tende a adotar comportamentos destrutivos, como roer os sapatos do tutor, roupas e outros objetos pessoais. Os cachorros com forte dependência emocional geralmente fazem isso quando ficam sozinhos, o que pode ser um reflexo da dificuldade de lidar com a solidão.
Ver um cachorro feliz assim que o tutor abre a porta de casa é muito comum. No entanto, quando essa reação se torna exagerada, com muitos pulos, latidos e até com o cãozinho fazendo xixi porque ficou muito excitado, é necessário ter atenção. Esse comportamento pode indicar uma dependência emocional muito grande e não é saudável.
Mesmo com sinais sutis, não é difícil identificar um cachorro muito apegado ao dono. Mas como lidar com esse tipo de situação e evitar que isso se torne um problema na vida do seu pet? Veja algumas dicas abaixo:
Vale dizer que a dependência excessiva pode prejudicar a qualidade de vida do cão e do tutor, mas com paciência e estratégias adequadas, é possível ajudar o pet a ser mais independente e confiante!
Segundo um estudo publicado na revista “Frontiers in Psychology” este “despertar” pode estar relacionado à ati...
O vereador Laudir Munaretto (MDB) tem atuado de forma contundente para tratar da causa animal, em Dourados. In...
Nesta segunda-feira (28), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de declínio de tempera...
Thalyta Kézia Rafachinho, de 20 anos, é escolhida para representar Mato Grosso do Sul no Miss Grand Brasil 202...
A Prefeitura de Dourados foi regularizada no Sistema de Informações sobre Requisitos Fiscais (CAUC), que uma e...
Durante o encontro no gabinete do prefeito, Marçal Filho entregou ao secretário estadual um levantamento demon...
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nesta segunda-feira (...