
Hashioka homenageia atuante criminalista em sessão solene da Assembleia Legislativa
Durante sessão solene de entrega da Medalha do Mérito Advocatício “Jorge Antônio Siufi”, ocorrida na noite de...
Além da má higienização e do tabagismo, o escurecimento dos dentes também pode ser causado pela alimentação
Apesar de ser um problema apenas estético, o escurecimento dos dentes é uma das maiores reclamações nos consultórios odontológicos
O Sorriso almejado por todos, aquele das estrelas de cinema, vai além de dentes perfeitamente simétricos. Qualquer sorriso pode perder o encanto se for amarelado, não é?Engana-se quem acredita que o fenômeno do escurecimento dos dentes é condição exclusiva dos fumantes ou daqueles que não têm o hábito da escovação. A alimentação também é um fator que interfere no tom da dentição.Quando em contato com dentes com esmalte desgastado, esses alimentos cromógenos grudam na porosidade e têm o poder de alterar a coloração do sorriso. Para te ajudar a evitar esse problema, listamos os 7 principais alimentos deste grupo:
1 - Milho: Por mais natural e delicioso que seja, o milho em excesso pode replicar o tom amarelinho de seus grãos nos seus dentes. Coma com moderação.
2 - Rúcula: Apesar de saudável, tanto a rúcula quanto as outras folhas escuras têm grande probabilidade de causar o escurecimento dentário. Está investindo na dieta da salada? Atente-se aos excessos!
3 - Beterraba: Mesmo naturais, os compostos responsáveis pela pigmentação deste alimento são capazes de causar danos permanentes ao seu sorriso. Evite-a, principalmente, em forma de suco.
4 - Bebidas: Líquidos de cor escura são altamente pigmentados. Refrigerantes de cola, vinho, café e chás escuros coloridos artificialmente são grandes inimigos de dentes branquinhos. A dica é tomar esse tipo de bebida com canudinho para evitar o contato com a dentição.
5 - Molhos: Receitas à base de tomate (isso inclui ketchup), o molho madeira e o tradicional molho de soja (shoyu) amarelam os dentes. Quanto mais danificado e poroso estiver o esmalte dos dentes, mais o molho se fixará.
6 - Frutas: Algumas frutas dão sinais imediatos que são cromógenos. É o caso do morango, do açaí, da ameixa e da amora, todos mancham os dentes logo na primeira mordida. Ingerir esses frutos com frequência pode danificar definitivamente a dentição.
7 - Doces: Balas, chicletes e chocolates artificialmente coloridos são grandes vilões dos dentes brancos. Tente não exagerar.
É claro que nenhum desses alimentos têm efeito instantâneo. Os dentes só escurecem caso o consumo de cromógenos seja em excesso. O ideal é realizar a escovação até 20 minutos após a ingestão desses alimentos para que o pigmento não penetre nos dentes. Se não for possível, um bochecho com água já ajuda a reduzir o impacto.
Caso note o escurecimento da dentição, procure um odontologista para avaliar e tratar o problema da melhor forma.
Durante sessão solene de entrega da Medalha do Mérito Advocatício “Jorge Antônio Siufi”, ocorrida na noite de...
A 3ª Conferência Regional de Direitos Humanos e Cidadania da Grande Dourados teve início na manhã desta quinta...
O deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil) encaminhou indicação ao presidente da Agência Nacional de...
Para celebrar os 19 anos da Lei Maria da Penha, a Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de...
O mercado de podcasts segue em ascensão no Brasil, e em meio a essa tendência, um novo espaço surge para dar v...