
Médica explica que o atendimento rápido do município possibilitou assistência a sete vítimas
O plano de catástrofe municipal foi acionado nesta segunda-feira (13) para o atendimento primário das vítimas de uma explosão na empresa Coamo. Os feridos inicialmente foram socorridos pelos Bombeiros, que solicitaram o auxílio do Samu (Serviço Móvel de Urgência). O acidente aconteceu na BR-463, entre Dourados e Ponta Porã.
“Catástrofe é um evento natural ou provocado pelo homem que envolve um grande número de vítimas e sempre gera uma situação delicada para o serviço de saúde porque interrompe a rotina de atendimento. O impacto é importante porque habitualmente excede os recursos disponíveis. Neste caso de hoje, acionamos um plano de atendimento onde as vítimas foram divididas entre o Hospital da Vida e a UPA (Unidade de Pronto Atendimento)”, explica a médica do NIR do Hospital da Vida, Marília Bastos Pulcherio.
Segundo ela, na UPA foi montada uma sala de estabilização com o apoio dos médicos do Samu. “Os pacientes foram estabilizados na UPA. O atendimento de hoje é considerado de nível 2 porque tivemos vítimas graves e o município conseguiu realizar o atendimento de todos e manter o fluxo”, afirma a Dra. Marília.
Ainda de acordo com informações da médica, dos sete pacientes, cinco foram entubados. Eles foram divididos no atendimento primário entre o Hospital da Vida e a UPA. Dois tiveram alta e os outros estão todos estáveis para o transporte.
O Plano de Catástrofe Municipal sempre é acionado quando se tem acidentes envolvendo muitas vítimas e nele são montadas estruturas de apoio com a finalidade de facilitar e agilizar o atendimento.
“É importante destacar que todos os setores estavam envolvidos em prol do atendimento dos pacientes, que aconteceu em um prazo curto e com o trabalho da retaguarda da regulação de leitos do município na figura do coordenador Dr. Frederico”.
Dois meses depois de inaugurada pela prefeita Délia Razuk, a Policlínica de Atendimento Infantil (PAI) revela...
É do Brasil! O primeiro soro contra picada de abelha, desenvolvido por pesquisadores da Unesp, entra na 3ª e ú...
A Feira Sabores no Parque promete mais uma noite de boa música, gastronomia e lazer nesta sexta-feira (17), no...
A Prefeitura de Dourados iniciou nesta semana um amplo projeto de revitalização das floreiras da região centra...
As obras da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim dos Estados já têm prazo para começar: novembro. A no...
A Prefeitura de Dourados, por meio da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), promoveu nesta ter...