Espetáculos de circo feminista combatem tabus e estimulam reflexão
A união da artes cênicas e debates sobre o universo feminino chegam a Mato Grosso do Sul com o coletivo Pandor...
O Circo do Bolachinha, um dos últimos representantes do circo tradicional em Mato Grosso do Sul, retorna a Jaraguari com o projeto "Circo Tradicional - Resistência", que oferece espetáculos gratuitos em várias cidades do estado. Nos dias 09 e 10 de novembro, o público poderá assistir às apresentações na Praça Poliesportiva Elizabeth Herradon, a partir das 19h.
Esse projeto busca não apenas manter viva a tradição circense, mas também preservar os empregos das famílias que dedicam suas vidas a essa forma de arte popular. O setor enfrenta diversos desafios, como a burocracia e a falta de apoio financeiro, que têm causado uma rápida diminuição do número de circos tradicionais no Brasil. No Mato Grosso do Sul, essa realidade é ainda mais dura, com apenas duas famílias ainda ativas no circo tradicional.
Wagner Perez, produtor cultural do circo, destaca a importância da iniciativa: “Estamos muito felizes em contar com o apoio do projeto Circo Tradicional Resistência, que nos permite manter viva essa cultura e evitar que essa tradição desapareça.”
Além de proporcionar apresentações gratuitas, o projeto, viabilizado pela Lei Paulo Gustavo, também oferece melhorias nas estruturas físicas do circo, garantindo acessibilidade, além de assegurar o pagamento de cachês aos artistas, para que possam continuar seus ensaios e pesquisas.
Perez também compartilha a expectativa de voltar a Jaraguari: “Estamos com uma expectativa muito especial para esse retorno. Jaraguari é uma cidade onde o circo sempre foi bem recebido, e estamos ansiosos para reencontrar o público, principalmente as crianças. Queremos que elas vivam essa experiência e guardem a lembrança do circo, que é a alegria delas e uma herança cultural que queremos preservar.”
Além de Jaraguari, o Circo do Bolachinha fará mais uma apresentação em outra cidade do Mato Grosso do Sul, sempre com entrada gratuita, proporcionando uma oportunidade única para o público reviver a magia do circo tradicional.
Serviço:
A união da artes cênicas e debates sobre o universo feminino chegam a Mato Grosso do Sul com o coletivo Pandor...
O Shopping Bosque dos Ipês abre, mais uma vez, suas portas para a magia do circo. A partir do dia 23 de junho,...
O comércio de Dourados já está funcionando até 22h. O funcionamento para o mês de dezembro é resultado de acor...
O Batalha de Bandas, maior festival de música autoral de Mato Grosso do Sul, está prestes a celebrar uma décad...
Abrir o capital de uma empresa para investimentos pode ser um desafio, especialmente para micro e pequenos neg...
No próximo domingo, dia 15, às 9h da manhã, a Academia Herradon Fight Team, localizada na Rua Pedro Celestino,...
Sob a liderança do engenheiro agrônomo e empresário ÂngeloXimenes, o Sindicato Rural de Dourados teve uma gest...