
Coordenadoria Especial dos Imigrantes acolhe alunos estrangeiros
A Prefeitura de Dourados, por meio da CEI (Coordenadoria Especial dos Imigrantes), realizou nesta quinta-feira...
Palestra “Naturalizar-se Brasileiro” tirou dúvidas sobre emissão e renovação de passaporte e outros documentos
Jean Kenson Jolne coordena a equipe da CEI que orientou imigrantes neste domingo (Foto: Rogério Vidmantas/Prefeitura de Dourados)
A Coordenadoria Especial dos Imigrantes realizou, neste domingo (28), encontro com a comunidade de estrangeiros que moram em Dourados. Com a palestra “Naturalizar-se Brasileiro”, o evento, no auditório da Prefeitura de Dourados, reuniu aproximadamente 300 pessoas e teve objetivo de orientar e esclarecer as dúvidas de imigrantes sobre a emissão de documentos e renovação de outros, como o passaporte.
Entre as pessoas convidadas pela CEI, José Murtinho, do Setor de Imigração da Polícia Federal, explicou os trâmites necessários para a regularização de diversos documentos. Segundo Jean Kenson Jolne, coordenador do CEI, essa é a dúvida mais frequente entre os imigrantes que buscam regularizar a situação para viveram no Brasil.
Uma dessas pessoas é a haitiana Melissa Ceneus. A mulher de 34 anos está há dez morando no Brasil. Neste período, residiu em Santa Catarina, São Paulo e mora em Dourados desde 2017, no bairro Esplanada. Há cinco anos trabalha na Perdigão e agora quer se naturalizar brasileira. “Estou feliz no Brasil, trabalhando e me sentindo acolhida em Dourados onde moro há seis anos. Quero me naturalizar e também regularizar a situação do meu filho, que trouxe do Haiti no começo do ano”, disse.
Junto com ela estava o jovem Santo Ferrus, 19 anos, que nasceu na República Dominicana. Santo morou também no Haiti e, no Brasil há três anos, está trabalhando, quer também regularizar seus documentos e foi atendido pessoalmente por Jean. “Essa é a situação mais comum e por isso esses encontros são importantes. Organizamos neste domingo justamente para facilitar o contato com essas pessoas que, na maioria, já trabalham em empresas de Dourados”, explica o coordenador da CEI.
Mais de quatro mil imigrantes vivem em Dourados, com destaque para os venezuelanos, haitianos e paraguaios. Mas cidadãos de outras nações como Argentina, Colômbia, Marrocos e Senegal também estão cadastrados no órgão. “Todos que não puderam comparecer neste encontro, podem procurar a CEI durante a semana que a nossa equipe está à disposição para atendê-los”, completa Jean.
O escritório da Coordenadoria Especial dos Imigrantes está na rua João Rosa Góes, 395, antigo prédio da Prefeitura de Dourados, no Centro da cidade. O atendimento, de segunda a sexta-feira, começa às 7h30 e segue até às 13h30.
A Prefeitura de Dourados, por meio da CEI (Coordenadoria Especial dos Imigrantes), realizou nesta quinta-feira...
A Prefeitura de Dourados, por meio da CEI (Coordenadoria Especial dos Imigrantes), promoveu nesta sexta-feira...
Nos dias 5, 6 e 7 de junho, Dourados será palco do ‘Programa Perifeirarte’, evento que une formação técnica gr...
A cantora Anitta ingressou com uma ação judicial para impedir que a farmacêutica FQM Farmoquímica amplie o uso...
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar (Semaf), distribuiu mais de...
O prazo para a entrega da declaração de Imposto de Renda para Pessoa Física (IRPF) 2025 vai até 30 de maio, às...
No próximo dia 7 de junho, acontece mais uma edição do Arraiá da AACC/MS - Associação dos Amigos das Crianças...