Eclipse lunar, chuva de estrelas e “super lua de sangue”. Assim estará o céu em janeiro
Na madrugada de dia 3, iremos encontrar a Lua ligeiramente a norte de Júpiter. Neste mesmo dia a Terra atinge...
Já ponha o relógio para despertar. Nesta terça-feira, 3 de março, tem Lua de Sangue com um eclipse lunar total histórico, que poderá ser visto em várias partes do Brasil e do mundo. O fenômeno, conhecido por Lua de Sangue, terá mais de uma hora de fase total, quando o satélite fica completamente coberto na sombra da Terra.
O eclipse deve começar às 5h44 da madrugada e se estender até as 11h23 da manhã. Aqui no Brasil a visibilidade é limitada, mas seis estados levarão são os sortudos da vez e poderão curtir o eclipse, são eles:
Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia, Pará e Mato Grosso, Moradores do oeste da Amazônia podem conseguir ver uma parte mais significativa da fase parcial, caso o céu esteja limpo na região.
O que é o eclipse lunar total
O eclipse lunar total acontece quando a Terra se alinha perfeitamente entre o Sol e a Lua, bloqueando a luz solar direta e projetando uma sombra sobre o satélite natural.
Durante esse fenômeno, a Lua não desaparece completamente, mas adquire uma coloração avermelhada devido à dispersão da luz na atmosfera terrestre – daí o nome “Lua de Sangue”.
Além do eclipse lunar total, existem outros tipos de eclipses lunares. Eclipse lunar parcial e Eclipse lunar penumbral.
Como será a observação no Brasil
Segundo o astrônomo Roberto Costa, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, ao nd+, quanto mais a oeste do território brasileiro, maiores as chances de observar alguma etapa do fenômeno, especialmente na região amazônica.
Ele explica que a coloração avermelhada só pode ser vista durante a totalidade, etapa que não será visível no país.
Horários do eclipse de 3 de março (referência internacional)
Os horários podem variar conforme o fuso local e a posição do observador.
Outro eclipse previsto para 2026
Um novo eclipse lunar está previsto para 12 de agosto. Segundo especialistas, o fenômeno também não será visível no Brasil e poderá ser observado apenas em áreas do hemisfério norte, como Canadá, Groenlândia, Atlântico Norte e Europa Ocidental.
Na madrugada de dia 3, iremos encontrar a Lua ligeiramente a norte de Júpiter. Neste mesmo dia a Terra atinge...
A superlua azul acontecerá nesta segunda-feira (19) e poderá ser vista de qualquer lugar do Brasil. O fenômeno...
Com diferentes opções de sabores e um método de preparo bastante organizado, apostar em risoto para o fim de s...
A Associação de Apoiadores do Hospital de Amor de Dourados (AApoiadores) realiza de quinta-feira (5/3) até o s...
O prefeito Marçal Filho acompanhou, na manhã desta quinta-feira (05), as ações do “Projeto Olhos que Inspiram”...
A Prefeitura de Dourados, por meio da Fundação de Esportes de Dourados (Funed), já está com inscrições abertas...
Em terras sul-mato-grossenses para realizar um encontro especial dentro de um quadro de seu programa, Luciano...