
Decreto impõe novas medidas para reforçar a prevenção do Covid-19 em Dourados
A Prefeitura de Dourados definiu novas medidas para reforçar a prevenção do Covid-19. Conforme decreto n°2.723...
Após reunião com deputados, vereadores vão encaminhar propostas para auxiliar a Prefeitura de Dourados e o governo do Estado nas ações de combate a Covid-19
A Câmara Municipal de Dourados realizou na manhã desta sexta-feira (19) reunião com os deputados estaduais que representam Dourados na Assembleia Legislativa. O encontro teve o objetivo de analisar os impactos sociais e econômicos provocados pelo decreto do Governo do Estado (que estabeleceu toque de recorrer às 20h) e debater a adoção de um plano de fiscalização mais amplo para o enfrentamento a Covid-19 em Dourados.
A reunião contou com a participação do deputado estadual Renato Câmara (MDB). Já os deputados Zé Teixeira (DEM) e Neno Razuk (PTB) foram representados pelos assessores parlamentares Noemir Felipetto e Júnior Rodrigues, respectivamente.
Conforme o presidente da Câmara, Laudir Munaretto (MDB), o agravamento da pandemia exige a união das forças políticas para a construção de medidas que possam amenizar os efeitos devastadores provocados pela Covid-19 em Dourados e no Mato Grosso do Sul. O emedebista destacou que, além da gravidade da questão sanitária, é preciso um olhar atento para as atividades econômicas impactadas pelas medidas restritivas adotadas pelo Estado e município.
"A reunião foi muito produtiva e tivemos sugestões bastante interessantes que vão ser levadas à Prefeitura de Dourados e ao governo do Estado. Infelizmente, a pandemia tem feito vítimas de todos os lados. Além do agravamento do número de casos e do colapso no sistema de saúde, temos convivido de perto com famílias passando por dificuldades imensas pelo fato do trabalhador estar impedido de exercer sua atividade e trazer o pão de cada dia para casa. Precisamos unir forças para repensar a questão do toque de recolher às 20h, das restrições estabelecidas em decretos e também para adotarmos novas medidas que possam auxiliar o município nas ações de fiscalização e na organização do comércio local. A conscientização é o caminho para tentar frear essa pandemia enquanto não tivermos vacina para todos", enfatizou Munaretto.
Já o deputado Renato Câmara também defendeu o diálogo e a troca de ideias como ações fundamentais na busca de soluções para enfrentar a pandemia. "Não existe fórmula mágica. A vacina é o único caminho para resolver a essa crise sem precedentes. Infelizmente, a vacinação não avança no ritmo que todos desejamos e, por isso, precisamos pensar em novas estratégias para que elas possam chegar de forma mais rápido e sejam acessível à todos. Paralelamente a isso, é preciso reorganizarmos a capacidade de atuação do poder em público para fiscalizar, orientar e conscientizar à população", frisou. Durante o encontro, o deputado sugeriu a utilização dos agentes de endemias para atuar, em parceria com a Guarda Municipal e a PM (Polícia Militar), no trabalho de orientação e organização do comércio local.
Já a vereadora Lia Nogueira (PP) também defendeu o reforço nas medidas de fiscalização e conscientização da população. "A situação é de extrema gravidade e, infelizmente, está fora de controle. Acho que o fechamento do comércio e a restrição do horário de funcionamento não resolve o problema. Precisamos ampliar a fiscalização, instalar barreiras sanitárias e pensar em medidas que possam conscientizar a nossa população sobre a gravidade do momento que estamos enfrentando", disse. A vereadora perdeu recentemente três tias, todas vítimas fatais da Covid-19.
Já o vereador Cemar Arnal (PDT), defendeu a implantação de um novo sistema de organização e gerenciamento das ações de enfrentamento a Covid-19 em Dourados. "Mesmo com todas as restrições já aplicadas, ainda vemos muitos abusos e dificuldade do poder público em estar mais perto dos bairros para orientar e fiscalizar à população. Não é fechando o comércio e restringindo algumas atividades que vamos sair desta situação. Precisamos de um planejamento estratégico para inibirmos abusos, orientarmos as pessoas e estabelecermos o sentimento de presença dos organismos de fiscalização em toda a cidade", disse.
O vereador Fabio Luis (Republicanos) sugeriu uma maior participação da PM (Polícia Militar) no trabalho de fiscalização nos bairros. "Precisamos aumentar a fiscalização para coibir os abusos. A Guarda Municipal vem fazendo um bom trabalho, mas, até por questões de contingente de agentes, não consegue executar um trabalho tão ostensivo. Acredito que a PM poderia participar mais dessas ações", defendeu.
Também participaram do encontro os vereadores Juscelino Cabral (DEM), Sérgio Nogueira (PSDB), Daniela Hall (PSD) e Liandra da Saúde (PTB).
A Prefeitura de Dourados definiu novas medidas para reforçar a prevenção do Covid-19. Conforme decreto n°2.723...
A Prefeitura de Dourados, por meio da Semed (Secretaria Municipal de Educação), publicou no Diário Oficial des...
Durante sessão solene de entrega da Medalha do Mérito Advocatício “Jorge Antônio Siufi”, ocorrida na noite de...
A 3ª Conferência Regional de Direitos Humanos e Cidadania da Grande Dourados teve início na manhã desta quinta...
O deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil) encaminhou indicação ao presidente da Agência Nacional de...
Para celebrar os 19 anos da Lei Maria da Penha, a Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de...
O mercado de podcasts segue em ascensão no Brasil, e em meio a essa tendência, um novo espaço surge para dar v...