Délia e Reinaldo firmam convênio para a campanha 'Dourados Brilha'
O Governo do Estado, por meio da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), firmou parceria com a...
A ação integrada reuniu UPA, estagiários da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems) e Hemocentro de Dourados
A ação integrada promovida pelo Núcleo de Segurança do Paciente e Educação Permanente da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em parceria com estagiários da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems) e Hemocentro de Dourados cadastrou 33 novas pessoas como propensas doadoras de medula óssea.
A ação, que tem por objetivo estimular o cadastro e doação de medula óssea, fez as coletas na manhã desta segunda-feira (12) na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Dourados. Os interessados preencheram um cadastro e deixaram 5 ml de sangue, se tornando parte do cadastro nacional de doadores. O tema do evento foi “Doe Medula, Você Também Salva Vidas”.
Conforme a enfermeira Deise Cristina da Silva, responsável pelo núcleo, o resultado obtido com a campanha em apenas um período desta segunda-feira, é muito positivo. “Gostaríamos de agradecer aos funcionários da UPA e à população que compareceu para prestigiar esta atividade. Encontrar uma medula compatível para doação acontece uma vez a cada 100 mil no mundo. O cadastro é muito importante neste contexto”, explicou.
Deise ressalta que, em Mato Grosso do Sul, são mais de 16 mil doadores cadastrados desde 2007 e em 6 oportunidades a medula foi compatível nestes anos. Em Dourados, só em 2018, duas vezes o doador foi compatível. “Se levar em conta que é um caso a cada 100 mil, temos um índice muito bom”, comemorou.
Ocorrendo em parceria com acadêmicos de enfermagem da Uems, a campanha emocionou uma pessoa em especial: Tatiane André. Com um irmão que necessita de doação, ela solicitou a uma colega do curso que buscasse junto à gerência da UPA a possibilidade de realizar a campanha. “Muitas pessoas não tem noção de que podem salvar uma vida. Por isso estamos aqui com esta campanha e eu agradeço à Prefeitura de Dourados, Hemocentro e a minha colega de curso na Uems”, disse a jovem, que se formou este ano.
CONTINUIDADE
Segundo a enfermeira Deise, a população interessada que não pode comparecer à UPA na manhã desta segunda-feira, pode comparecer ao Hemocentro de Dourados, de segunda a sexta-feira, entre 7h e 12h.
Foto: A. Frota
Atividade da campanha “Doe Medula, Você Também Salva Vidas” movimentou a UPA na manhã desta segunda-feira
O Governo do Estado, por meio da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), firmou parceria com a...
A 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza tem início na próxima quarta-feira, dia 25 de abril, e...
O prefeito eleito de Dourados,Marçal Filho (PSDB), recebeu do governador Eduardo Riedel (PSDB) a garantia queo...
A exposição "Entre o céu e a terra", parte do projeto Arte nas Estações, está no Centro Cultural José Octávio...
Prefeito eleito se reúne com secretário de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania
O prefeito eleito Marçal Filho (PSDB)se reuniu na noite de segunda-feira, dia 18 de novembro, com Marcelo Ferr...
Em 23 de novembro, é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil (DNCCI), uma data dedicada a...
O FESMORENA – Festival de Música Autoral está em sua nona edição e para ampliar a oportunidade de acesso aos e...