
Em Londres, as garrafas de vidro com leite voltaram a ser usadas eliminando as garrafa plásticas
O uso desnecessário de plástico em embalagens causa sérios danos ao meio ambiente já não é mais uma novidade p...
Luiz disse ainda que são produzidos 25kg de tinta, sendo necessário 20kg de garrafas e cinco quilos do gel
Você já se perguntou que o fim tem aquelas garrafinhas de cervejas, refrigerantes consumidos durante o fim de semana em bares, restaurantes e até mesmo na sua casa? Diferente dos demais materiais como plásticos, latas, metais, que também agridem o meio-ambiente, mas se decompõem, o vidro não se ‘acaba’.
Preocupado com isso, o empresário Luiz Mário Cattelan, de 59 anos, dono de uma vidraçaria em Dourados, criou segundo ele, o maior projeto de reciclagem de vidros do Brasil.
“Antes, os restos de vidro e espelho que eu precisava descartar, era enterrado num local apropriado, mas em 2013 isso começou a me incomodar, porque apesar de não agredir o meio-ambiente, aquele refugo podia servir para alguma coisa, foi então que tive a ideia de transformar de reciclar esse material, criando uma máquina que transforma o material em pó”, comenta Luiz.
Aliado com a experiência de 34 anos de trabalho, o empresário passou a recolher as garrafas de cervejas que muitas vezes são deixadas nos canteiros da cidade, de forma irregular. Par a Revista DaGente, ele contou que atualmente possui um barracão com pelo menos 200 toneladas de garrafas.
“Depois da criação da máquina, que separa o material por cor, eu passei a recolher as garrafinhas, e também a receber aqui na minha loja. Como já mencionado, com o pó eu adicionei um gel a base de água que resultou em tinta para parede, e para mim é muito satisfatório porque sei que estou ajudando um pouquinho o nosso planeta”, disse ele.
Luiz disse ainda que são produzidos 25kg de tinta, sendo necessário 20kg de garrafas e cinco quilos do gel.
“Para eu produzir um balde de 25kg de tinta 100% ecológico e que a pessoa vai pintar o muro, a fachada da empresa e não vai desbotar, eu preciso de 100 garrafas se elas forem de 350ml, se forem as de 600ml, eu preciso de 50”, completou.
Eco Vidro Brasil
Esse é o nome que Luiz Mário deu ao projeto que tem quatro cores já disponíveis para comercialização e que cinco novas cores deverão ser lançadas.
“A partir da garrafa de uma cerveja eu criei o verde esmeralda, o verde musgo, com a garrafa que é marrom eu cheguei ao marrom siena e, por fim, a tinta branca; mas quero ainda neste ano, lançar mais cinco cores que já estão em processo de fabricação”, concluiu.
Serviço
Para quem desejar doar garrafas para o projeto, o ponto de coleta é a vidraçaria dele, que fica na Rua Joaquim Teixeira Alves, 2948 A. O telefone para contato é 3421-9629 ou o 9 8429-9629.
O uso desnecessário de plástico em embalagens causa sérios danos ao meio ambiente já não é mais uma novidade p...
Malcolm Rendle criou a Bond Eyewear, uma marca de óculos feitos inteiramente de plástico reciclado. Eles são ...
É do Brasil! O primeiro soro contra picada de abelha, desenvolvido por pesquisadores da Unesp, entra na 3ª e ú...
A Feira Sabores no Parque promete mais uma noite de boa música, gastronomia e lazer nesta sexta-feira (17), no...
A Prefeitura de Dourados iniciou nesta semana um amplo projeto de revitalização das floreiras da região centra...
As obras da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim dos Estados já têm prazo para começar: novembro. A no...
A Prefeitura de Dourados, por meio da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), promoveu nesta ter...