Campanha "Agosto Lilás" chama atenção para a violência contra a mulher
A Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Mulheres, vinculada à Secretaria Municipal de Assistência...
A ação, iniciada no dia 25 de novembro, envolveu a sociedade civil e poder público e levou várias atividades dentro da temática na sede do município, na aldeia e nos distritos.
Várias atividades foram desenvolvidas visando à conscientização das pessoas quanto à violência contra a mulher
"Foi uma ação de impacto positivo e atingimos um grande número de pessoas", aponta a coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Sonia Pimentel, sobre o encerramento da Campanha '16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher' em Dourados.
A ação, iniciada no dia 25 de novembro, envolveu a sociedade civil e poder público e levou várias atividades dentro da temática na sede do município, na aldeia e nos distritos.
A abertura contou com uma palestra de conscientização sobre a violência contra a mulher, na Vila Olímpica Indígena. Blitz de panfletagem ocorreu na BR-163, em frente à sede da PRF (Polícia Rodoviária Federal), no terminal de transbordo e em diversos pontos de ônibus.
A coordenadora explica que esta ação priorizava horários de grande fluxo de pessoas nesses locais para uma orientação abrangente.
Dentro da programação, no sábado (02), ocorreu um dia de ação social na Praça Antonio João. Vários serviços de saúde e beleza foram oferecidos à população e as orientações quanto ao tema seguiram com panfletagem e rodas de conversa. O evento contou ainda com um aulão de zumba.
O Ônibus Lilás que visa levar atendimento aos locais distantes, cumpriu o papel de desenvolver ações de Justiça às mulheres em Vila Vargas, Macaúba, Vila São Pedro e Vila Formosa.
A coordenadora destaca que a conscientização foi trabalhada junto às mulheres para que se alertem a denunciar os fatos e também com os homens, no intuito da prevenção.
"Dourados ainda tem um índice preocupante de violência contra as mulheres e as campanhas são realizadas o ano todo para mudarmos esse cenário. Aonde chega a informação há a mudança de comportamento e o trabalho de conscientização é uma das diretrizes da administração", disse.
Foram parceiros desta atividade a DAM (Delegacia de Atendimento a Mulher), PRF (Polícia Rodoviária Federal), o centro Viva Mulher, centro La Bela Face, Iegran, a Secretaria de Assistência Social, Guarda Municipal, Anhanguera, Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena) e Centro de Controle de Zoonoses.
Para denúncias de ações de violência contra a mulher, o telefone da DAM é 3421-1177. O Disque Denúncia atende pelo telefone 180. O Centro Viva Mulher atende vítimas desta situação e o telefone é 3424-5268.
A Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Mulheres, vinculada à Secretaria Municipal de Assistência...
Assinada por Alan Guedes em 2020, no período que ocupou a presidência da Câmara Municipal de Dourados, a Lei n...
O prefeito eleito de Dourados,Marçal Filho (PSDB), recebeu do governador Eduardo Riedel (PSDB) a garantia queo...
A exposição "Entre o céu e a terra", parte do projeto Arte nas Estações, está no Centro Cultural José Octávio...
Prefeito eleito se reúne com secretário de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania
O prefeito eleito Marçal Filho (PSDB)se reuniu na noite de segunda-feira, dia 18 de novembro, com Marcelo Ferr...
Em 23 de novembro, é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil (DNCCI), uma data dedicada a...
O FESMORENA – Festival de Música Autoral está em sua nona edição e para ampliar a oportunidade de acesso aos e...