Drones formam “avião fantasma” em festival, na China
Um festival da indústria aeronáutica em Nanchang (Jiangxi, China) teve um desfecho apoteótico na noite do últi...
O Festival acontecerá nos dias 28 a 31 de julho, em Bonito
A 17ª edição do Festival de Inverno de Bonito será lançado na próxima segunda-feira (20) no Auditório da Governadoria, às 8:00 h. O Festival acontecerá nos dias 28 a 31 de julho, em Bonito, com todas as atrações gratuitas para bonitenses e turistas. Na ocasião será apresentada a programação completa do evento. Na segunda-feira, (20) serão anunciados os demais convidados do Décimo Sétimo Festival de Inverno de Bonito.
A edição de 2016 do Festival de Inverno de Bonito terá como homenageado o compositor Geraldo Roca, carioca de nascimento e sul-matogrossense de coração, que faleceu em dezembro de 2015 e a banda recifense, Nação Zumbi, será uma das atrações musicais do evento.
Com seu parceiro Paulo Simões, Roca compôs a famosa música "Trem do Pantanal", hino não oficial do estado do Mato Grosso do Sul, originalmente chamada "Trilhos da Terra". A canção foi composta durante uma viagem que fizeram à Bolívia, em 1975, numa cabine dormitório do "Trem do Pantanal" da NOB que ia até Corumbá, e dalí embarcaram no chamado "Trem da Morte" boliviano. Nessa época nem faziam shows nem eram famosos, só tocavam em casa e com amigos, mas a partir de 1976 começaram a lutar por sua divulgação, por shows, etc.
No início de suas carreiras se apresentaram num festival no Mato Grosso do Sul, com a música "Trem do Pantanal", mas ela foi desclassificada porque foi acusada de subversiva pelas palavras "mais um fugitivo da guerra", que se referiam a "fugitivo da Ditadura", segundo o entendimento dos jurados.
Roca é um dos compositores mais gravados e influentes do Mato Grosso do Sul, autor também de "Uma pra estrada", "Polca outra vez", "Japonês tem três filhas", "Mochileira", entre outras. Ele mistura em suas composições ritmos regionais e elementos da música folk e do rock, com uma lírica realista própria, onde mistura elementos beatniks, tropicalistas, e com traços até dadaísta, tudo numa tonalidade de cores regionais.
Nação Zumbi, que começou como "Chico Science & Nação Zumbi", teve como líder e vocalista da banda, o cantor e compositor Chico Science, que criou, junto com a banda Mundo Livre S/A, o movimento Manguebeat.
Em 1991, em Olinda, Chico Science e Fred Zero Quatro (do grupo Mundo Livre S/A) escreveram um release, que acabou virando um manifesto do movimento Manguebeat, o "Manifesto dos Caranguejos com Cérebro", que tem como símbolo, uma antena parabólica colocada na lama, tornando-se assim um dos principais movimentos e banda dos anos 90 no Brasil, lutando por melhorias sociais na vida da população, não só do Recife e do Estado do Pernambuco, mas como de todo cidadão brasileiro.
Em fevereiro de 1997, Chico Science faleceu devido a um acidente de carro quando seguia de Recife para Olinda. Em seu lugar nos vocais veio Jorge dü Peixe, que já tocava alfaia na banda.
Desta forma, o Festival de Inverno de Bonito, apresenta dois grandes expoentes da música brasileira, Geraldo Roca e Chico Science, cada um representando os anseios de seu povo e sua cultura regional.
Um festival da indústria aeronáutica em Nanchang (Jiangxi, China) teve um desfecho apoteótico na noite do últi...
Na virada do ano, muitas pessoas escolhem cuidadosamente o que vestir acreditando que as cores podem influen...
A revelação foi feita durante a participação ao vivo de Márcia Sensitiva no PodDelas, podcast apresentado por...
O primeiro ano de mandato do prefeito Marçal Filho (PSDB) vai terminando com grande aprovação por parte da pop...
A confirmação do show do Guns N’ Roses em Campo Grande provocou intensa movimentação já nas primeiras horas da...
Na semana que celebra o Natal, a Prefeitura de Dourados mantém o funcionamento dos serviços essenciais, especi...
A programação do Natal Encantado continua em Dourados e, nesta segunda-feira (22), a Praça Antônio João será n...