Délia entrega prédio do Patrimônio Público no Panambi-Verá
Mais um prédio público foi entregue pela prefeita Délia Razuk nesta semana. A Prefeitura de Dourados concluiu...
Délia Razuk diz que período eleitoral pode estar sendo usado para distorcer convênio que prevê mão de obra de internos do semiaberto na reforma de prédios do município
A prefeita Délia Razuk fez na manhã desta segunda-feira, durante hora cívica que abriu as atividades da Semana da Pátria, no auditório da Prefeitura, defesa intransigente do projeto que prevê o uso da mão de obra de reeducandos do sistema prisional aberto e semiaberto na manutenção de prédios públicos do município.
"Algumas pessoas, talvez por desconhecerem o projeto, vieram nos pedir para cancelar o convênio que firmamos com o Estado. Mas, na condição de gestora pública, temos a responsabilidade, não só com as pessoas, mas também com a estrutura física dos prédios públicos. Não vamos abrir mão dessa responsabilidade social", disse.
A prefeita observou que, talvez por conta do período eleitoral, o oportunismo de alguns pode estar tentando confundir as pessoas, jogando pais de alunos contra o poder municipal, numa clara tentativa de se tirar proveito da situação.
"Nossa responsabilidade é com a coisa pública, com as nossas crianças. Nunca se cogitou de colocar presos em salas de aula. E sim, contratar grupos de trabalho para cuidar do patrimônio público", disse a prefeita, conclamando os servidores, e também os vereadores, para defenderem o projeto e esclarecer as pessoas sobre o convênio.
A prefeita lembrou que logo no início da gestão teve um enfrentamento muito forte com o Governo do Estado, se posicionando contrária à construção de mais um presídio em Dourados. "Falei ao governador que Dourados não poderia se transformar numa cidade carcerária. E conseguimos fazer com que o Estado desistisse da ideia. Agora, assumindo a nossa responsabilidade social, acatamos este projeto do Estado, por entender que é uma oportunidade de recuperar pessoas", disse Délia Razuk, lembrando que no Brasil, não existe pena de morte, nem a pena de prisão perpétua. "Todos devem ter a chance de se ressocializar".
A prefeita ainda citou o incêndio que destruiu, no domingo, o Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro, como uma ocorrência que caracteriza a "falta de compromisso com a história e a irresponsabilidade de deixar prédios públicos sem a devida manutenção".
Por fim, sobre a Semana da Pátria, disse que é mais uma oportunidade para as pessoas demonstrarem amor ao Brasil, respeito às instituições. "Uma mentalidade cívica e o sentimento de patriotismo devem ser incentivados, dia a dia, inclusive pela administração pública. A responsabilidade administrativa de cada servidor no âmbito de seu trabalho é, também, uma demonstração desse sentimento que a Semana da Pátria evoca. Portanto, vamos todos celebrar a Independência do Brasil, com amor, alegria e respeito", pediu.
O secretário de Educação, Upiran Jorge Gonçalves, destacou o trabalho da equipe da pasta para que Dourados possa ter um desfile cívico à altura e que as pessoas possam homenagear a pátria com manifestações de carinho e respeito aos símbolos nacionais.
Em nome do Legislativo Municipal, o vereador Idenor Machado lembrou que o Brasil conquistou a sua independência com muita luta e que "é preciso valorizar a nossa independência". Para ele, o povo brasileiro precisa resgatar os valores da moral e do civismo, porque "a falta patriotismo de políticos é que tem causado desvios das pessoas".
A Banda da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, sob a regência do 1º tenente Isaac Fonseca, se apresentou no início da solenidade entoando o Hino Nacional e o Hino a Dourados.
Fotos – A. Frota
Prefeita Délia prega mentalidade cívica e sentimento de patriotismo e defende projeto para recuperação do patrimônio público
Mais um prédio público foi entregue pela prefeita Délia Razuk nesta semana. A Prefeitura de Dourados concluiu...
Ao inaugurar na manhã desta segunda-feira o Poupatempo, a prefeita de Dourados Délia Razuk afirmou que o órgão...
O prefeito eleito de Dourados,Marçal Filho (PSDB), recebeu do governador Eduardo Riedel (PSDB) a garantia queo...
A exposição "Entre o céu e a terra", parte do projeto Arte nas Estações, está no Centro Cultural José Octávio...
Prefeito eleito se reúne com secretário de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania
O prefeito eleito Marçal Filho (PSDB)se reuniu na noite de segunda-feira, dia 18 de novembro, com Marcelo Ferr...
Em 23 de novembro, é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil (DNCCI), uma data dedicada a...
O FESMORENA – Festival de Música Autoral está em sua nona edição e para ampliar a oportunidade de acesso aos e...