Feira Internacional traz a Campo Grande mais de 20 mil itens de países como Turquia, Paquistão e Índia
A FEINCARTES, Feira Internacional de Artesanato e Decoração, retorna depois de 12 anos a Campo Grande nesta se...
Campo-grandenses têm até domingo para ver de perto itens da Turquia, Paquistão, Índia, e Senegal
Quem curte conhecer novas culturas ao redor do mundo, precisa se apressar, pois a FEINCARTES - Feira Internacional de Artesanato e Decoração está em seus últimos dias neste final de semana em Campo Grande.
O evento, que acontece no Bosque Expo (espaço de eventos do Shopping Bosque dos Ipês), apresenta ao público o que há de melhor da produção artesanal de países como Índia, Turquia, Marrocos, Peru, Senegal, Colômbia, Bolívia, Paquistão e Chile, além dos estados brasileiros Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso, Pernambuco, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Tocantins e até do Mato Grosso do Sul. São mais de 20 mil itens em 2000 m² de feira.
A organizadora Maria Mathias explica que a feira é uma oportunidade para adquirir produtos que não são encontrados localmente: “Assim você consegue comprar pessoalmente, ver de perto o produto e conferir se realmente atende o que você precisa, sem se preocupar com custos de envio ou até mesmo com qualidade”.
Da Turquia, os visitantes poderão conferir tapetes, porcelanas pintadas à mão, louças, acessórios, toalhas de mesa, jogos de camas bordados da região da Capadócia, doces, temperos, perfumes em frascos coloridos feitos em vidro soprado e acessórios com o Olho Turco. “Não é o olho grego, como gostam de dizer por aí. Ele é um item tradicional da Turquia”, alerta o expositor Ibrahim Zamur, sempre disposto a contar uma boa história.
Já da Índia, os visitantes poderão conferir itens de decoração e artesanato, móveis em marchetaria, tapetes, acessórios, capas coloridas de almofadas e belíssimas pashminas, feitas de lã de pêlo de cabra. Do Senegal vêm artesanatos e acessórios típicos, roupas, esculturas e, quem passar por lá, vai poder ver de perto um Djembê, instrumento musical tradicional no país. O Paquistão traz calçados femininos bordados com pedrarias que são verdadeiras joias para os pés. Um dos grandes destaques da feira fica por conta das luminárias feitas de sal rosa do Himalaia. Além de belíssimas, elas ajudam a purificar o ar do ambiente, uma vez que as lâmpadas de baixa potência liberam os íons negativos emanados do cristal e o uso do sal vira uma fonte curativa.
A gastronomia mundial também tem seu espaço na FEINCARTES, afinal, experimentar sabores diferentes é também conhecer outras culturas. O visitante pode começar sua jornada pelos doces com receitas marroquinas, passar pelos frios e vinhos coloniais do Rio Grande do Sul, saborear as saltenhas tradicionais da Bolívia e, ainda, conferir os mais variados sabores de chás da Turquia.
Programação - Uma ótima maneira de apresentar a cultura de outros países é por meio da dança e da música. Por isso, diariamente, a feira recebe apresentações especiais. No sábado, se apresentam os grupos Yordana Dança Cigana e Embrujos de España, no domingo é a vez do Hana Aysha Danças Árabes, Luna Negra Cia de Dança e Centro Cultural Boliviano Tinkuna.
Outra vantagem para os visitantes é que a feira dispõe de um Espaço Kids, com monitoras, para as crianças.
Sobre a FEINCARTES - A Feira Internacional de Artesanato e Decoração teve sua primeira edição em 2005 na cidade de Vitória (ES), desde lá já esteve em cidades como Florianópolis, Fortaleza, Salvador, Goiânia, Cascavel, Uberlândia, Petrolina, Balneário Camboriú e Petrolina. “É importante lembrar que a feira também contribui para o turismo de eventos, movimentando hotéis, comércios, restaurantes, bares e gera arrecadação por onde passa. Além disso, muitos dos serviços contratados para a realização do evento são locais,o que contribui com geração de trabalho e renda temporários”, afirma Maria.
Em Campo Grande, a FEINCARTES acontece até 09 de outubro, no Bosque Expo, espaço de eventos do Shopping Bosque dos Ipês, todos os dias das 15 às 22 horas. A entrada custa 8 reais. Estudantes, professores e pessoas com mais de 60 anos pagam meia entrada. Crianças até 12 anos não pagam entrada.
A FEINCARTES, Feira Internacional de Artesanato e Decoração, retorna depois de 12 anos a Campo Grande nesta se...
Feira Internacional
Campo Grande recebe a partir do dia 30 de setembro, no Centro de Eventos Bosque Expo (anexo ao Shopping Bosque...
O prefeito eleito de Dourados,Marçal Filho (PSDB), recebeu do governador Eduardo Riedel (PSDB) a garantia queo...
A exposição "Entre o céu e a terra", parte do projeto Arte nas Estações, está no Centro Cultural José Octávio...
Prefeito eleito se reúne com secretário de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania
O prefeito eleito Marçal Filho (PSDB)se reuniu na noite de segunda-feira, dia 18 de novembro, com Marcelo Ferr...
Em 23 de novembro, é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil (DNCCI), uma data dedicada a...
O FESMORENA – Festival de Música Autoral está em sua nona edição e para ampliar a oportunidade de acesso aos e...