Do Rio de Janeiro, quadrinista Caio Zero vem a Campo Grande para debate e oficina literária
Acontece nesta semana o primeiro encontro do projeto "Miolo: Circuito de Leituras Integrais" que contará com o...
Oficinas de arte, teatro e dança acontecem de terça a sábado, em meio à exposição “A ferro e fogo”, com destaque para atividades sobre as tradições indígenas e o Cerrado
O mês de janeiro chega trazendo uma programação especial de férias para quem está em Campo Grande com a família e amigos. O projeto Arte nas Estações, realizado no Centro Cultural José Octavio Guizzo, oferece uma série de atividades lúdicas e sensoriais de terça-feira a sábado, das 14h às 17h, com exposição e oficinas que estimulam o aprendizado e a convivência por meio da arte. O Arte nas Estações foi viabilizado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio master da Energisa.
Com entrada gratuita e para todas as idades, as oficinas são divididas em eixos temáticos baseados na exposição A Ferro e Fogo, que será o ponto de partida para uma série de atividades que envolvem arte, cultura indígena e preservação ambiental. A programação é pensada para agradar tanto crianças, acompanhadas dos responsáveis, quanto adultos, e tem o objetivo de fomentar a troca de saberes e promover a reflexão sobre temas como a identidade e a preservação ambiental.
Experimentar (7 a 11 de janeiro)
Durante esta semana, as atividades têm como foco o desenvolvimento de práticas de desenho, pintura e colagem. Convidando o público a experimentar e criar coletivamente, o Ateliê Educativo será um espaço para a construção de novas formas de expressão artística.
Conviver (14 a 18 de janeiro)
A segunda semana traz um olhar para a cultura indígena e as práticas de bem-viver dos povos originários. Oficinas de confecção de tintas naturais com urucum e jenipapo, além de construção de grafismos e artesanatos, serão realizadas, oferecendo uma verdadeira imersão nas tradições indígenas. Além disso, sessões de contação de histórias resgatam mitos e tradições, criando um ambiente de aprendizado e valorização das culturas indígenas.
Habitar (21 a 25 de janeiro)
A partir do dia 21, a programação se volta para o bioma do Cerrado, com atividades educativas e interativas que sensibilizam o público para a preservação da flora local. A proposta é unir conhecimento ambiental e cultura com oficinas de plantio de mudas e sementes, além de homenagens à escultora Conceição Freitas.
Territorializar (28 a 31 de janeiro)
A última semana de janeiro é dedicada à celebração da cultura afro-brasileira e à prática de atividades como capoeira e dança siriri. As oficinas de capoeira, rodas de maculelê e dança serão oferecidas para todas as idades, destacando a importância dessas práticas culturais no contexto local.
O Arte nas Estações é uma excelente oportunidade para quem deseja aproveitar as férias em Campo Grande com uma programação rica, diversificada e acessível para todas as idades. As vagas são limitadas e as inscrições são feitas por meio da distribuição de senhas, sendo importante chegar cedo para garantir participação nas atividades.
Para mais informações sobre as oficinas, a programação completa e atualizações, consulte o site oficial do projeto e as redes sociais do Arte nas Estações.
O Ministério da Cultura apresenta Arte nas Estações. Lei Federal de Incentivo à Cultura, patrocínio Master da Energisa; patrocínio Copa Energia, BMA Advogados, Banco BV; apoio Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul, Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura do Mato Grosso do Sul e Governo do Mato Grosso do Sul; apoio cultural: Instituto Energisa; apoio do programa educativo, Fundo de Filantropia da Família Hees; correalização do programa educativo do Instituto 3C, concepção A Ponte, realização Ikigai Produções e do Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.
SERVIÇO:A FERRO E FOGO
Curadoria: Ulisses Carrilho
Idealização e direção executiva: Fabio Szwarcwald
Realização: A-Ponte
Temporada: 19 de dezembro a 19 de fevereiro de 2025
Local: Centro Cultural José Octávio Guizzo
End: Rua 26 de agosto, 453 – Centro
Campo Grande – MS – CEP: 79002-913
Tel: (67) 3317-1795
E-mail: [email protected]
Horários de visitação:
Terça a sábado, das 9h às 18h (quinta, horário estendido até às 20h)
Entrada gratuita | Classificação livre
Site: www.artenasestacoes.com.br
Instagram: @artenasestacoes
Assessoria de Imprensa:
Mônica Villela Companhia de Imprensa
Contatos: (21) 97339-9898 | [email protected]
Informações para a imprensa de Campo Grande:
Jornalista: Isabela Ferreira DRT 897/MS
Contatos: (67) 99203-3173 | [email protected]
Jornalista: Evelise Couto DRT 948/MS
Contatos: (67) 99260-0352 | [email protected]
Acontece nesta semana o primeiro encontro do projeto "Miolo: Circuito de Leituras Integrais" que contará com o...
O início da vida adulta pode ser uma fase de aprendizados e surpresas, mas que também provoca uma série de que...
Ainda estão abertas as inscrições do concurso público da Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul)...
As inscrições para pré-matrícula na redemunicipal de ensino em Dourados iniciaram nesta segunda-feira (6) e 5....
No apagar das luzes de 2024, a gestão anteriorpublicou um Termo de Encerramento do Contrato, assinado pelo ent...
Começou nesta segunda-feira (6) o período deinscrição de pré-matrícula da RedeMunicipal de Ensino (Reme) de D...
O prefeito Marçal Filho aproveitoua reunião com o secretariado no primeiro dia útil do mandato para cobraraten...