DIA DO ÍNDIO: Prefeita Délia é recebida com festa pela comunidade indígena
As comemorações pelo dia do índio (19) na Reserva Indígena de Dourados contaram com várias atividades e a pres...
O Ministério do Turismo está liderando um projeto inovador de mapeamento das comunidades indígenas
TURISMO COMUNITÁRIO Mapeamento do turismo em comunidades indígenas de todo o país é intensificado 08 outubro 2024 - 13h19Por Ministério do Turismo Até dia 31 de outubro, comunidades indígenas e organizações públicas e privadas poderão preencher formulário online - Crédito: Comunidade Raposa I / MTur
O Ministério do Turismo está liderando um projeto inovador de mapeamento das comunidades indígenas que atuam no turismo em todo o território nacional. A iniciativa, que faz parte do Projeto “Brasil Turismo Responsável”, começou em julho de 2024 e resulta da cooperação técnica entre MTur, Ministério dos Povos Indígenas (MPI), Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
O objetivo do mapeamento é identificar as comunidades indígenas que desenvolvem atividades turísticas baseadas nos princípios do turismo de base comunitária, além de catalogar e promover boas práticas, sempre com a concordância das comunidades.
“Esta iniciativa é essencial para entender as demandas e potencializar o turismo sustentável e responsável nas comunidades indígenas, garantindo que elas sejam protagonistas e beneficiárias diretas de todo o processo”, destacou a Coordenadora-Geral de Turismo Sustentável e Responsável, Carolina Fávero.
Para facilitar a coleta de informações, foi disponibilizado um formulário eletrônico que pode ser preenchido até o dia 31 de outubro de 2024. O documento pode ser acessado por comunidades indígenas, organizações públicas e privadas que tenham informações sobre atividades turísticas envolvendo povos indígenas.
A ação tornará possível compilar dados detalhados sobre as iniciativas em desenvolvimento, possibilitando um diagnóstico mais preciso das necessidades dessas comunidades e promovendo os produtos turísticos gerados por elas. Acesse o formulário aqui: https://forms.gle/hHZwxhKG5TjDYpD17.
Com este esforço, o Ministério do Turismo pretende não só ampliar o Mapa Brasileiro do Turismo Responsável, mas também contribuir para o fortalecimento de uma rede de turismo sustentável, inclusivo e culturalmente rico, respeitando os saberes tradicionais e a autonomia das comunidades indígenas.
As comemorações pelo dia do índio (19) na Reserva Indígena de Dourados contaram com várias atividades e a pres...
O deputado Neno Razuk (PL) solicitou ao Coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena(DSEI) Luiz Anton...
O prefeito eleito de Dourados, Marçal Filho (PSDB), anunciou nesta quarta-feira (16) os membros que farão part...
A Prefeitura de Dourados, por meio da Seplan (Secretaria Municipal de Planejamento), lançou a Cartilha para Ca...
Para estimular o turismo acessível e inclusivo para pessoas com deficiência foi aprovado na Assembleia Legis...
Saiu o índice global da paz, que traz a lista dos países mais pacíficos do mundo. Os melhores ficam na Europa....
Como dono mais antigo da casa, o gatinho não pensou duas vezes para ensinar as regras da casa para o filhote....