Segunda fase da campanha "Não dê esmola, promova cidadania" é lançada em Dourados
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), lançou na manhã dest...
A ideia surgiu em uma conversa entre a secretária e o ex-prefeito da cidade
Uma campanha lançada pela Prefeitura de Quaraí, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, gera polêmica principalmente devido ao slogan adotado pela Secretaria Municipal da Saúde para abordar o tema planejamento familiar. Um outdoor foi fixado ao lado do hospital da cidade e um banner foi publicado na página da prefeitura no Facebook, com a frase "Só tenha os filhos que puder criar".
A ideia surgiu em uma conversa entre a secretária e o ex-prefeito da cidade, Ricardo Gadret (Solidariedade), que renunciou ao cargo para concorrer às eleições. O vice Mário Raul da Rosa Corrêa assumiu. Segundo Fabiana, em novembro de 2017 já foi possível botar a campanha na rua.
Além do slogan principal, o banner diz: "Não tem condições emocionais, pessoais e econômicas? Pense bem antes de ter filhos! #AEscolhaÉSua". Para o presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers), Fernando Matos, a campanha é bem-vinda.
"O Cremers vê com muito bons olhos essa campanha, que incentiva o planejamento familiar. Hoje o código de ética médica dá muita ênfase à autonomia do paciente, os médicos são obrigados a respeitar a maneira de pensar do paciente, por isso a campanha não tem nenhum problema, ela faz com que as pessoas pensem a respeito", afirma.
A campanha repercutiu ainda mais após a publicação de uma foto do outdoor no Facebook pela artesã Sinara Fernandez, de 50 anos, natural de Quaraí, que mora no Litoral Norte gaúcho. Em menos de 10 dias, o post superou a marca de 125 mil compartilhamentos, além de mais de 10 mil curtidas e 2 mil comentários.

Campanha foi lançada pela prefeitura em novembro de 2017, e segue nas as redes sociais neste ano (Foto: Reprodução/Facebook)
A promotora da Infância e Juventude de Porto Alegre, Cinara Vianna Dutra Braga, se diz favorável à campanha lançada em Quaraí. Ela avalia que a partir de uma frase forte é possível chamar a atenção das pessoas para um tema importante, e assim é possível orientá-las e educá-las.
"Algumas pessoas começaram bastantes agressivas em relação à campanha, e com o passar dos dias foram mudando a sua opinião. Esse tema é impactante, e as pessoas vão assimilando aos poucos. Hoje tem muito mais gente a favor do que no início", defende a secretária da Saúde de Quaraí.
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), lançou na manhã dest...
Crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social podem contar com um atendimento de maior qualida...
O cinema brasileiro viveu uma noite histórica neste domingo no Globo de Ouro, realizado no The Beverly Hilton,...
Chegou a época desses insetos peçonhentos e 90% das pessoas fazem tudo errado em caso de picada de escorpião....
Notícia boa para quem não leva multas de trânsito. Motoristas considerados “bons condutores” terão renovação a...
A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) que você tirou aqui no Brasil passou a valer oficialmente em Portugal...
A Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) divulgou nesta sexta-feira (09) o cronograma da Viação...