Cristiano Ronaldo abre um restaurante no Brasil com receitas portuguesas
Uma cozinha portuguesa com certeza. O craque português Cristiano Ronaldo abriu um restaurante no Brasil com r...
O conteúdo do curso também contribui para a geração de renda, pois possibilita o início do próprio negócio por meio da fabricação e comercialização dos produtos
Mesmo sendo uma fruta sempre presente na mesa dos brasileiros, muitas pessoas ainda desconhecem os benefícios da banana para a saúde e não imaginam a grande variedade de receitas que pode ser feito com ela. Pensando nisso, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar criou o ‘Curso de processamento caseiro da banana’, que aconteceu na semana passada em Dourados com a parceria do Sindicato Rural e o apoio da Associação Atlética do Banco do Brasil – AABB.
O conteúdo abordou, além de boas práticas alimentares e o manejo adequado, deliciosas receitas feitas com a banana e também com a casca.
Maria Cristina Sartori, instrutora do curso, falou do seu objetivo. “O principal objetivo do curso foi ensinar o preparo caseiro de diversas receitas doces e salgadas utilizando a banana, fornecendo todas as orientações, definições, padrões, manipulação, entre outras técnicas. Na parte salgada, entre os pratos elas aprenderam alguns que utilizam a casca da banana, como um molho para macarrão e farofa. Ainda, destaco a biomassa que é muito nutritiva e pode ser utilizada tanto para pratos doces ou salgados”, disse.
O conteúdo do curso também contribui para a geração de renda, pois possibilita o início do próprio negócio por meio da fabricação e comercialização dos produtos. Além disso, também conscientiza para a redução do desperdício, por exemplo com o aproveitamento da casca da banana, que geralmente vai para o lixo.
A aluna Luciana Martins de Souza, de 43 anos, elogiou o aprendizado. “Foi muito produtivo, aprendemos receitas que não sabíamos que podiam ser feitas com a banana e isso foi uma experiência muito maravilhosa. A partir de agora, pretendo tanto utilizar as receitas nas refeições de casa e inclusive começar a fazer alguns produtos para vender, para complementar minha renda”, apontou.
Aprender receitas com a casca da banana foi o que mais chamou a atenção da aluna Adriana Souza dos Santos Ribeiro, de 40 anos. “Todo o conteúdo do curso foi maravilhoso! Eu não tinha noção dos benefícios que a banana traz para a saúde e também do tanto de receitas que podem ser feitas com ela. Até então, eu e minha família consumíamos somente a fruta da banana madura e aqui aprendemos a utilizar ela verde e também a casca, que todos jogam no lixo. Vim aprimorar meus conhecimentos, pois já atuo no ramo de confeitaria e a partir de agora, pretendo fazer novos produtos para comercializar e gerar mais renda”, falou.
Embasada também no Manual de Segurança para Manipuladores de Alimentos, Maria Cristina ensinou a produzir chips e farinha de banana verde, brigadeiro, bolo, doces, biscoitos, rapadura tipo tijolinho, tudo à base de banana.
O destaque, segundo as alunas, foi dado a sobremesa banana rica, o bife à milanesa feito da casca da banana e do licor de banana. Além disso, elas aprenderam também a produzir pudim, sorvete, rosquinhas, tortas e farofa do fruto.
O curso foi gratuito e aconteceu de 3 a 5 de março na AABB. No final das atividades, todas as participantes receberam certificado com carga horária de 24 horas.
Uma cozinha portuguesa com certeza. O craque português Cristiano Ronaldo abriu um restaurante no Brasil com r...
Hoje vamos dar 4 receitas de esfoliantes caseiros simples e naturais, que podem dar à pele um aspecto natural...
É do Brasil! O primeiro soro contra picada de abelha, desenvolvido por pesquisadores da Unesp, entra na 3ª e ú...
A Feira Sabores no Parque promete mais uma noite de boa música, gastronomia e lazer nesta sexta-feira (17), no...
A Prefeitura de Dourados iniciou nesta semana um amplo projeto de revitalização das floreiras da região centra...
As obras da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim dos Estados já têm prazo para começar: novembro. A no...
A Prefeitura de Dourados, por meio da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), promoveu nesta ter...