Dourados desafoga Hospital da Vida com regulação de serviços de oncologia, cardiologia e nefrologia
A Prefeitura de Dourados começa a solucionar um dos mais emblemáticos problemas de Saúde Pública no âmbito da...
O primeiro é do Grupo Amor e Vida GAV- 141 (ligação paga) e o segundo é do Centro de Valorização à Vida que passa atender com o número 188 gratuito em todo o Estado
O serviço 188, primeiro número sem custo de ligação para prevenção do suicídio no Brasil, passará a funcionar a partir do dia 30 de setembro em Mato Grosso do Sul. De acordo com a vereadora Daniela Hall, que acompanha a implantação do serviço em Dourados e tem o combate ao suicídio como uma das principais bandeiras de luta, com a implantação do serviço 188, dois serão os atendimentos disponibilizados em Mato Grosso do Sul.
O primeiro é do Grupo Amor e Vida GAV- 141 (ligação paga) e o segundo é do Centro de Valorização à Vida que passa atender com o número 188 gratuito em todo o Estado. A informação foi repassada à vereadora pelo presidente do Grupo Amor e Vida (GAV), Luiz Rosado Costa.
Se for dessa forma, quem morar em Dourados, ou em qualquer localidade do Estado poderá ligar para o CVV -188 e será atendido, apesar do serviço existir hoje apenas em Corumbá. O GAV funciona apenas em Campo Grande.
**Sem serviço **Destaque no ranking de suicídio no Brasil, a cidade de Dourados não tem, até o anuncio do serviço 188, nenhum atendimento via ligação de apoio emocional e prevenção do autoextermínio. A entidade GAV, que atendia de forma gratuita na cidade através do Centro de Valorização da Vida (CVV) fechou as portas em 2010 por falta de incentivos públicos.
A vereadora Daniela esteve alertando o município sobre o problema, assim como também pediu para a Prefeitura de Dourados um protocolo de alerta nas equipes de Saúde da Família para identificar adolescentes em situação de depressão, ou vulneráveis a grupos suicidas para encaminhar para atendimento especializado.
A vereadora sugere que a Prefeitura avalie a possibilidade de contratar psicólogos, com aval do Ministério Público, para treinar equipes e elaborar uma grande rede integrada na Educação, Saúde, Assistência Social, Cultura e Esportes. Também vem se colocando a disposição para ajudar a implantar um centro especializado em atendimento psicológico em Dourados, se a Prefeitura entender necessário. "Entendo que temos que prevenir tragédias em nossa cidade e não ficar esperando que elas aconteçam para só depois tomarmos uma iniciativa. Temos que levar informações aos pais e criar maneiras de tratar a depressão das pessoas que está destruindo vidas. Nossa gente merece um atendimento especializado e de qualidade", explica Daniela.
A Prefeitura de Dourados começa a solucionar um dos mais emblemáticos problemas de Saúde Pública no âmbito da...
Nesta semana, a Semas (Secretaria Municipal de Assistência Social) de Dourados está desenvolvendo mais uma ofi...
Mato Grosso do Sul foi oficialmente criado em 11 de outubro de 1977, há 48 anos. A data ficou marcada por uma...
No próximo 15 de outubro, o Dia dos Professores convida não apenas a celebrar, mas também a refletir sobre um...
A Prefeitura de Dourados realizou na manhã desta sexta-feira (10) a abertura oficial da Campanha Outubro Rosa,...
O prefeito Marçal Filho participou na manhã desta sexta-feira (10) de de ação voluntária no Hospital Universit...
Iniciados em setembro, com disputas nas modalidades de vôlei e futsal, nas categorias feminino e masculino, os...