Conscientização sobre violência contra a mulher alcança mais de 6 mil alunos
Uma extensa agenda de atividades do "Agosto Lilás" foi trabalhada nas escolas municipais de Dourados e abordou...
Na sessão ordinária realizada na Casa de Leis, nesta segunda-feira (05), fizeram uso da tribuna livre à vice-presidente do Sinted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação em Dourados), Gleice Jane Barbosa, que abordou sobre o Dia Internacional da Mulher, e ainda a representante da Comissão de Pais da Pestalozzi, Ana Marly Suidedos Flores, que discorreu sobre a falta de professores na educação especial em convênio com a Prefeitura de Dourados.
Gleice falou sobre as mulheres de Mato Grosso do Sul, citando dados alarmantes, onde mostram que o Estado está entre os com maior índices de mulheres vítimas de mortes violentas -feminicídio. Ela ainda dissertou sobre temas relacionados ao Dia Internacional da Mulher, chamando a atenção dos vereadores para aspectos como segurança, saúde e trabalho. "Solicitamos a essa Casa de Leis, uma atenção especial as mulheres, que fiquem atentos às causas delas", salientou.
A vereadora e presidente da Casa de Leis, Daniela Hall (PSD), ao discorrer sobre os temas, falou sobre os desafios das mulheres nos dias atuais, como mãe, profissional e dona de casa. "Essa semana é dedicada às mulheres. Sei o quanto não é fácil ser mulher, as dificuldades, anseios, lutas, mas me sinto honrada em ser mulher e gostaria que todas se sentissem assim".
Já Ana Marly discorreu sobre a preocupação com a falta de professores na educação especial e como isso está afetando os alunos que frequentam as instituições que oferecem ensino especializado. Ela também solicitou o apoio dos vereadores para que o problema seja solucionado. "Estou aqui para representar os pais e alunos da escola e repassar a vocês os últimos acontecimentos, que tem nos preocupado muito, já que muitos alunos não estão frequentando as salas de aula por falta de professores. Por isso, pedimos o apoio de vocês para que nos ajude a resolver esse problema e os alunos não sejam prejudicados", pontuou.
Sobre o problema enfrentado pelos pais de alunos da Pestalozzi, Daniela Hall se solidarizou e garantiu apoio para que o problema seja resolvido o mais breve. "Eu sou mãe e me solidarizo com vocês, podem ter certeza que vamos lutar para resolver esse problema, podem contar com essa Câmara de Vereadores, tenho certeza que todos são unanimes em querer ajudar a solucionar esse problema", enfatizou Daniela.
Os vereadores Marçal Filho (PSDB), Elias Ishy (PT), Sérgio Nogueira (PSDB), Olavo Sul (PEN), Alan Guedes (DEM), Madson Valente (DEM), Idenor Machado (PSDB), Pedro Pepa (DEM) também discorreram sobre o tema.
Indicações e requerimentos
Cido Medeiros (DEM) solicitou à administração municipal e secretarias competentes informações sobre a falta de medicamentos e principalmente de remédios contínuos da saúde mental, de médicos, dentistas, falta de marcação de exames e ausência de insumos para a realização de curativos nos postos de saúde dos bairros Jardim Oliveira, Vila Industrial, Parque das Nações I e II e no Jardim Jóquei Clube e ainda a operação tapa-buraco em toda a extensão das ruas Ponta Porã e Joaquim Alves Taveira.
Alan Guedes requereu informações sobre o escalonamento da folha de pagamento dos servidores da Prefeitura de Dourados entre os meses de junho de 2010 até dezembro de 2018 e ainda se há algum convênio firmado entre o município e a Assomasul (Associação de Municípios de Mato Grosso do Sul), nos anos de 2017 e 2018.
Bebeto (PR) solicitou serviços de mutirão de limpeza na Vila Amaral e patrolamento e cascalhamento e mutirão de limpeza no bairro Jardim Caiman.
Idenor Machado indicou limpeza dos canteiros da Rua Lindalva Marques no Jardim Novo Horizonte e também do pátio interno do posto de saúde da Vila Vieira.
Pedro Pepa solicitou a construção de pista de caminhada entorno da igreja Nossa Senhora do Carmo na Vila São Braz e a instalação de placas de sinalização Pare, no cruzamento da Rua Olinda Pires de Almeida, com a Rua Maria da Glória e Rua Irã Pereira de Matos e Rua Coronel Ponciano na Vila Arapongas.
Cirilo Ramão (PMDB) indicou a administração municipal e as secretárias competentes para que seja realizada operação tapa- buraco na Rua General Castelo Branco.
Braz Melo (PSC) solicitou a instalação de um ponto de ônibus coberto em frente à escola Municipal Aurora Pedroso de Camargo no Parque Alvorada e ainda serviços de recapeamento na Rua Gaspar Alencar castro entre a Avenida Marcelino Pires e a Rua Monte Alegre, Rua Dionísio Melgarejo entre a Avenida Guaicurus e Rua Amael Pompeu Filho no Parque Alvorada.
Silas Zanata (PPS) indicou melhorias para o Centro de Educação Infantil Professor Bertilo Binsfeld no Jardim Colibri, como a construção de um estacionamento na lateral e reforma no telhado, além de o corte de três árvores e ainda casacalhamento e patrolamento no Travessão do Guilherme.
Uma extensa agenda de atividades do "Agosto Lilás" foi trabalhada nas escolas municipais de Dourados e abordou...
A Prefeitura de Dourados, por intermédio da Coordenação de Políticas Públicas para a Mulher, realiza no dia 6...
O prefeito eleito de Dourados,Marçal Filho (PSDB), recebeu do governador Eduardo Riedel (PSDB) a garantia queo...
A exposição "Entre o céu e a terra", parte do projeto Arte nas Estações, está no Centro Cultural José Octávio...
Prefeito eleito se reúne com secretário de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania
O prefeito eleito Marçal Filho (PSDB)se reuniu na noite de segunda-feira, dia 18 de novembro, com Marcelo Ferr...
Em 23 de novembro, é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil (DNCCI), uma data dedicada a...
O FESMORENA – Festival de Música Autoral está em sua nona edição e para ampliar a oportunidade de acesso aos e...