Educação redistribui estagiários da educação infantil
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria de Educação, tem reorganizado os quadros de estagiários e pro...
Ação mobiliza Rede Municipal de Ensino e universidades públicas e privadas
“O Brincar que Abraça a Diferença”. Esse é o tema da Semana Internacional do Brincar, que tem início neste sábado (25). Dourados participa pela primeira vez da proposta da Aliança pela Infância, que, no Estado, é direcionada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e mobiliza a Rede Municipal de Ensino, além de universidades públicas e privadas e instituições parceiras.
De acordo com o Núcleo de Educação Infantil da Semed/Dourados, o município foi escolhido para integrar o projeto devido à participação ativa em Encontros do Fórum Permanente de Educação Infantil de Mato Grosso do Sul, junto com Movimento Brasileiro em Educação Infantil.
O intuito da Semana é celebrar o “brincar livre” como meio que incentiva o desenvolvimento das crianças e as permite a elas vivenciar sua criatividade e imaginação, além de possibilitar múltiplas reflexões sobre a brincadeira como território de convívio entre as diferenças, estimular o desenvolvimento da empatia.
A coordenadora do Núcleo de Educação Infantil, Cláudia Noda, destaca que a participação de Dourados se dá pela luta ativa em busca de agregar qualidade a educação.
“A Prefeitura de Dourados tem construído um roteiro, pela Secretaria Municipal de Educação, para reforçar o quanto é importante a educação infantil e a Semana do Brincar. Fóruns, entidades e comunidade se envolvem como parceiros da educação e pela busca de inserir brincadeiras e interações que são eixos norteadores da educação infantil”, destacou.
Ela destaca que a Educação Infantil deve garantir os direitos da criança, direitos de aprendizagem, bem como o desenvolvimento integral.
Neste sábado (25) acontece a abertura da ação nas unidades escolares e Ceim’s do município. As escolas do campo e indígenas também estarão envolvidas na proposta.
Durante toda a próxima semana, escolas e universidades estarão envolvidas em atividades nas unidades educacionais e ao ar livre.
No dia 1º de junho, durante a tarde (13h às 17h), uma atividade no Parque dos Ipês envolverá crianças, educadores e familiares.
De acordo com Cláudia Noda, a tarde contará com brincadeiras, gincanas, entre outras atividades lúdicas. “Uma das buscas é também mobilizar os adultos a perceberem as crianças e isso é mais notável quando brincam com elas”, destaca.
O Fórum Permanente de Educação Infantil de MS, Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil são apoiadores da atividade.
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria de Educação, tem reorganizado os quadros de estagiários e pro...
A taxa de frequência na educação infantil brasileira aumentou em 10 anos. A porcentagem de crianças entre 4 e...
O prefeito eleito de Dourados,Marçal Filho (PSDB), recebeu do governador Eduardo Riedel (PSDB) a garantia queo...
A exposição "Entre o céu e a terra", parte do projeto Arte nas Estações, está no Centro Cultural José Octávio...
Prefeito eleito se reúne com secretário de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania
O prefeito eleito Marçal Filho (PSDB)se reuniu na noite de segunda-feira, dia 18 de novembro, com Marcelo Ferr...
Em 23 de novembro, é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil (DNCCI), uma data dedicada a...
O FESMORENA – Festival de Música Autoral está em sua nona edição e para ampliar a oportunidade de acesso aos e...