
Guarda Municipal Ambiental alerta população sobre queimadas
A GMA – Guarda Municipal Ambiental divulgou nesta manhã um relatório sobre o número de atendimentos realizados...
Medidas como a limpeza adequada dos lotes podem prevenir ocorrências
As queimadas urbanas representam um problema sério que afeta não apenas o ambiente, mas também a saúde da população e a qualidade de vida em nossas cidades. A Prefeitura de Dourados segue com a Campanha Agosto Sem Cinzas, com objetivo de conscientizar a população dos perigos das queimadas rurais e urbanas. A ação, promovida pela Defesa Civil de Dourados e pela GMA (Guarda Municipal Ambiental), envolve ainda o Imam (Instituto de Meio Ambiente de Dourados), Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Guarda Mirim, Grupo Desbravadores Bandeirantes, Corpo de Bombeiros e Associação dos Bombeiros Civis.
Algumas das principais medidas para prevenir esse tipo de ocorrência é a limpeza adequada dos lotes vazios e destinar corretamente o lixo gerado em nossas casas, evitando o seu acúmulo e que se tornem combustíveis para incêndios. Lotes vazios e com vegetação seca e áreas utilizadas para descarte irregular de lixo, restos de poda e entulhos tornam focos potenciais de incêndios. A falta de manutenção nesses espaços facilita a propagação do fogo para áreas habitadas, colocando em risco casas, estabelecimentos comerciais e até vidas humanas. Além disso, a fumaça proveniente das queimadas contém substâncias tóxicas que podem causar problemas respiratórios e agravar doenças pré-existentes, como asma e bronquite, afetando principalmente crianças e idosos.
É importante lembrar que as queimadas urbanas não apenas comprometem a qualidade do ar que respiramos, mas também têm consequências legais. De acordo com a Lei Federal de Crimes Ambientais nº 9.605/1998 e a Política Municipal de Meio Ambiente, Lei nº 440/2022, quem provocar incêndios em áreas urbanas podem ser responsabilizados legalmente, passível de multas e até detenção. As autoridades estão atentas a essa questão e têm intensificado a fiscalização para coibir essas práticas prejudiciais ao meio ambiente e à saúde pública.
Nossa responsabilidade como cidadãos vai além de evitar atitudes que levem às queimadas. Devemos denunciar casos de lotes abandonados e lixo acumulado, contribuindo para a manutenção da limpeza em nossa cidade. Além disso, promover a conscientização sobre os perigos das queimadas entre amigos e familiares é fundamental para construirmos um ambiente mais seguro e saudável para todos.
As queimadas urbanas são uma preocupação real que afeta não apenas o ambiente, mas também a saúde da população. Através do compromisso com o meio ambiente, do conhecimento dos riscos à saúde, da aplicação de multas e do respaldo da legislação ambiental, podemos trabalhar juntos para minimizar e eventualmente eliminar essa prática prejudicial, garantindo um ambiente mais saudável e seguro para todos.
Para denúncias, ligue:Guarda Municipal Ambiental – Tel.: 153Defesa Civil – Tel.: 199IMAM – Tel.: 3428 4970
A GMA – Guarda Municipal Ambiental divulgou nesta manhã um relatório sobre o número de atendimentos realizados...
O vereador Elias Ishy encaminhou na sessão de segunda-feira, dia 19, uma indicação à prefeitura, com cópia à s...
É do Brasil! O primeiro soro contra picada de abelha, desenvolvido por pesquisadores da Unesp, entra na 3ª e ú...
A Feira Sabores no Parque promete mais uma noite de boa música, gastronomia e lazer nesta sexta-feira (17), no...
A Prefeitura de Dourados iniciou nesta semana um amplo projeto de revitalização das floreiras da região centra...
As obras da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim dos Estados já têm prazo para começar: novembro. A no...
A Prefeitura de Dourados, por meio da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), promoveu nesta ter...