
No dia da mulher, Prefeitura de Dourados vai homenagear familiares de doadores de órgãos
Neste 8 de março, dia internacional da mulher, a Prefeitura de Dourados realiza uma comemoração especial no Ce...
Piscicultores selecionados para a venda de peixes na Festa da Páscoa recebem capacitação intensiva
Produtores do Projeto Renascer Peixe, selecionados para o abate de peixes para venda na Festa da Páscoa, durante treinamento na UFGD. Foto: Divulgação
Em preparação para a 1ª Festa da Páscoa de Dourados, que acontecerá de 17 a 20 de abril no Parque Antenor Martins, piscicultores da agricultura familiar escolhidos para comercializarem seus produtos no evento, participaram esta semana de um treinamento abrangente na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).
Todos eles integram o Projeto Renascer Peixe, da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar (Semaf). O Projeto, financiado pelo Governo do Estado e com apoio técnico da UFGD, Senar, Agraer e Embrapa, oferece suporte completo aos agricultores familiares, desde a criação até o abate dos peixes.
Durante o treinamento, os produtores receberam acompanhamento de professores da universidade federal e do Senar, aprofundando seus conhecimentos em todas as etapas do processo produtivo.
A iniciativa de promover o treinamento partiu do secretário da Agricultura Familiar, Bruno Pontim, e foi prontamente atendida pelo reitor da UFGD. A equipe de profissionais da Faculdade de Ciências Agrárias da universidade, que já possui uma longa parceria com esses produtores no projeto de expansão da aquicultura na Grande Dourados, conduziu a capacitação.
Um marco significativo durante o período de treinamento foi a entrega do Certificado de Registro do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) para o abatedouro do laboratório de carnes da UFGD. Para o secretário Bruno Pontim, essa conquista representa um “momento histórico para a agricultura familiar”, destacando a ausência de um estabelecimento de abate de pescado voltado para este segmento na região até então.
O novo abatedouro surge como uma oportunidade crucial para que os pequenos produtores possam inserir seus produtos no mercado de forma regularizada e com garantia de qualidade sanitária.
Para o titular da Semaf, a expectativa é que a 1ª Festa da Páscoa seja um palco para o sucesso da piscicultura familiar de Dourados, impulsionada pela dedicação dos produtores do Projeto Renascer Peixe, pelo conhecimento adquirido no treinamento e pela certificação inédita do abatedouro da Universidade Federal.
Neste 8 de março, dia internacional da mulher, a Prefeitura de Dourados realiza uma comemoração especial no Ce...
Mais uma vez a administração municipal de Dourados promove ação de fomento à agricultura familiar no município...
Durante sessão solene de entrega da Medalha do Mérito Advocatício “Jorge Antônio Siufi”, ocorrida na noite de...
A 3ª Conferência Regional de Direitos Humanos e Cidadania da Grande Dourados teve início na manhã desta quinta...
O deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil) encaminhou indicação ao presidente da Agência Nacional de...
Para celebrar os 19 anos da Lei Maria da Penha, a Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de...
O mercado de podcasts segue em ascensão no Brasil, e em meio a essa tendência, um novo espaço surge para dar v...