
Moradias sustentáveis: empreendimento inovador traz gás natural, tomadas para carros elétricos e automação
Em um mundo onde cada vez mais é necessário se dar valor a atitudes sustentáveis, a busca por empreendimentos...
O diferencial em especial para as indústrias é que o gás natural poderá substituir com eficiência qualquer combustível sólido, líquido ou gasoso, para a geração de energia térmica
Presidente da MS Gás, Cristiane Schimidt, e diretores da estatal com o prefeito Marçal Filho e os secretário Fábio Luís e Jorge de Lúcia. Foto: A. Frota
O prefeito Marçal Filho recebeu da presidente da Companhia de Gás de Mato Grosso do Sul (MS Gás), Cristiane Schimidt, a garantia que a partir de 2026 Dourados terá abastecimento com gás natural, mais eficiente e sustentável que o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP). A excelente notícia para o setor produtivo douradense foi anunciada durante reunião de Marçal Filho com representantes da estatal estadual, da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), da Secretaria Municipal de Obras e do Instituto do Meio Ambiente (Imam). Serão atendidas inicialmente grandes indústrias como a Coamo, Inflex e JBS.
A solução energética impacta em redução de emissões de poluentes, melhoria da qualidade de vida e para os usuários gera economia, mais versatilidade e segurança, por ser fornecido por meio de tubulação subterrânea, sem necessidade de estocagem. O diferencial em especial para as indústrias é que o gás natural poderá substituir com eficiência qualquer combustível sólido, líquido ou gasoso, para a geração de energia térmica.
O prefeito Marçal Filho destacou que a inovação é muito significativa para Dourados, por impactar em sustentabilidade, facilitar os processos nas grandes indústrias e atrair a atenção de outros grandes investimentos para a região. “É uma grande novidade para nossa cidade, por emitir menos gases poluentes na atmosfera”, observou o prefeito. “Com isso, melhora a qualidade do ar para os douradenses e, para os empreendimentos, leva praticidade, facilita o trabalho, reduzindo ainda o risco de acidentes devido a tubulação ser subterrânea”, destaca. Ele ressalta ainda que a medida “coloca Dourados em um outro patamar como polo de investidores”.
Outro ponto ressaltado pelo prefeito Marçal Filho é que a estruturação do produto na cidade será feita de forma não invasiva. “Conforme tratamos com a empresa, a instalação desse sistema para gerar o fornecimento será por um método com acesso que não vai interferir de forma significativa na estrutura do asfalto ou do calçamento, sendo um pequeno acesso a cada 200 metros, preservando nossa cidade”, apontou.
O secretário de Planejamento Fábio Luis da Silva destaca que posteriormente o Gás Natural deverá ficar acessível para atender comércios de porte médio na cidade, como hotéis, restaurantes e hospitais. “Após essa adesão por parte das grandes empresas, a intenção é que empreendimentos de porte médio como os hotéis, restaurantes e hospitais também possam ter acesso ao produto”, frisou.
Em um mundo onde cada vez mais é necessário se dar valor a atitudes sustentáveis, a busca por empreendimentos...
O Procon de Dourados, por meio do setor de fiscalização, efetuou na última terça-feira (06/02), pesquisa de pr...
Educação Financeira
Ter uma vida financeira saudável é uma das metas que quase todas as pessoas desejam alcançar. Entretanto, não...
O ex-presidente Jair Messias Bolsonaro apareceu com uma camisa do Operário de Caarapó em uma foto postada pelo...
Mais de 500 alunos de 22 unidades escolares de Dourados, das redes municipal, estadual e privada, participaram...
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Educação, anunciou a abertura das inscrições par...
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semdes) es...