
Prefeitura vai instalar 4 mil lâmpadas de LED na rede de iluminação pública
Por meio da Semsur (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos), a Prefeitura de Dourados vai substituir pelo me...
Trabalho de substituição começou pelas ruas Ponta Porã, Monte Alegre e Hayel Bon Faker
O planejamento da Prefeitura de Dourados para instalação de luminárias LED deve gerar economia aos cofres públicos, tanto nos gastos mensais com a conta de energia elétrica, quanto na manutenção. Na semana passada, o prefeito Alan Guedes assinou a ordem de serviço para que a empresa responsável pela substituição iniciasse o trabalho, o que aconteceu em seguida.
São mais de 14 mil pontos do Parque de Iluminação Pública do município, incluindo vias públicas de maior circulação, proximidades de escolas e postos de saúde, além de todas as praças e parques. As trocas foram iniciadas pela ciclovia da Avenida Guaicurus. Nesse primeiro momento, será renovada a iluminação nas ruas Ponta Porã, Monte Alegre e trecho da Hayel Bon Faker.
A medida terá reflexo direto nas contas do município relacionadas à iluminação pública. Segundo dados dos fabricantes, a implantação da tecnologia LED pode gerar economia de até 50% nos gastos com energia. Com essa primeira fase, a expectativa é que a conta mensal de R$ 1,3 milhão tenha uma queda de, aproximadamente, R$ 400 mil.
Além disso, a vida útil das luminárias LED é muito superior em comparação com as tradicionais, podendo atingir até 65 mil horas de durabilidade, ocasionando economia na manutenção e proporcionando atendimento mais rápido em caso de substituição.
Segundo Neilton José Barbosa, engenheiro eletricista da Semsur (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos), a população sentirá o reflexo da mudança. “As ruas estarão melhor iluminadas, o que garante maior segurança para os pedestres e também para o trânsito, melhorando a visão dos motoristas. E como a durabilidade das luminárias é muito maior, diminui a demanda pela manutenção e, quando solicitada pela população, o atendimento será muito mais rápido”, explica.
Esse novo contrato dá sequência ao trabalho de modernização da iluminação em espaços públicos iniciado em março do ano passado pela Prefeitura de Dourados. Já foram beneficiados locais como o Parque dos Ipês, Parque Rego D’Água, Canaã III, Ceper do 3º Plano, Parque Alvorada, Parque Arnulpho Fioravante, entre outros. No total, foram implantados quase 1000 refletores LED em praças, parques e centros esportivos. Até o momento foram atendidas 25 praças, incluindo distritos, 42 quadras esportivas, sete pistas de caminhada e 17 campos de futebol.
Por meio da Semsur (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos), a Prefeitura de Dourados vai substituir pelo me...
O vereador Marçal Filho (PSDB) defende a substituição das lâmpadas convencionais das vias e dos logradouros pú...
O Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira realizou 2.693 operações de pousos e decolagens de 1º de janei...
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar (Semaf) está desenvolvendo...
Com foco em temas jurídicos do cotidiano e linguagem acessível, o podcast “Direito de Quinta” chega ao 12º epi...
A Prefeitura de Dourados emitiu um alerta nesta quarta-feira (21) sobre um golpe que vem sendo aplicado por me...
Prepare-se para uma noite emocionante no Teatro Glauce Rocha! No dia 24 de maio, Campo Grande será palco do es...