Imam entrega contêiner para entrega voluntária de material reciclável na escola de Indápolis
O Instituto Municipal do Meio Ambiente (Imam) entregou contêiner para implementação do projeto piloto de Ponto...
Prática contribui para preservação do meio ambiente e na promoção da inclusão social
Material reciclável deve ser separado do lixo orgânico (Foto: Rodrigo Pirola/Prefeitura de Dourados)
O Programa Municipal de Coleta Seletiva, implantado pela Prefeitura de Dourados e coordenado pela Semsur (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos) e Imam (Instituto de Meio Ambiente de Dourados), mantém cronograma com passagem pelos bairros da cidade uma vez por semana. A prática de separar o material que pode ser reaproveitado contribui para a preservação do meio ambiente, proporciona mais saúde e qualidade de vida e aumenta a vida útil do aterro sanitário.
Para que a Coleta Seletiva seja feita corretamente, o morador deve primeiro separar todo o material que pode ser reciclado do lixo orgânico e devem estar limpos e secos. Na lista entram papel (revistas, jornais, cadernos, livros, embalagens de papelão e caixas de leite), plásticos (sacos, embalagens, garrafas pet e diversos utensílios e brinquedos quebrados), metal (panelas, latinhas e metais em geral) e vidro (garrafas, copos e potes). Depois de separado, o material deve ser acomodado em caixa de papelão ou sacolas plásticas e disponibilizado para coleta apenas no dia reservado para passagem do caminhão, conforme o cronograma.
Além da contribuição para o meio ambiente, a Coleta Seletiva tem importante contribuição na promoção da inclusão social, gerando trabalho e renda para as famílias da Agecold (Associação dos Catadores de Recicláveis de Dourados).
Cronograma
Para atender o maior número de bairros possível, a cidade foi dividida em três setores. Às segundas-feiras é atendido o Setor 3 que inclui os bairros Ecoville, Porto Madeiro e Porto Seguro; e o Setor 5 nos bairros Vila Aurora, Jardim Valéria, Chácara 11, Vila São José, Residencial Ypacaray, Jardim Universitário, Parque Alvorada, Vila Militar e Residencial Santa Fé.
Todas as terças-feiras, a Coleta Seletiva é feita no Setor 1 com os bairros Chácara Caiuás, Jardim Ipiranga, Hyran P. Matos, Vila Aracy, Jardim Aline, Vila Rosa, Vila Índio, Jardim Murakami, Vila Esperança, Jardim Marília, Vila Corumbá, Vila Planalto, Vila Corumbá, Chácara 67, Altos da Monte Alegre e parte da Vila Melo; e no Setor 4 na Vila Santa Helena,
Vila Tonani I, Vila São Luiz, Vila Progresso, Jardim Bará, Jardim Zeina, Jardim Faculdade, Jardim Pilau, Jardim da Figueira, Jardim Girassol, Chácara Flora, Bairro Jardim e Jardim Itaipu.
Às quartas-feiras o Setor 2 é atendido, incluindo os bairros BNH II Plano e III Plano, Vila N. Sra. de Fátima, Jardim Vital, Vila Santana, Portal de Dourados, Jardim Europa, Alto das Paineiras, Waldomiro A. Monteiro e Jardim Mônaco.
Orientações
O Instituto Municipal do Meio Ambiente (Imam) entregou contêiner para implementação do projeto piloto de Ponto...
A Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) informou na manhã desta sexta-feira (24) que por causa...
O prefeito eleito de Dourados,Marçal Filho (PSDB), recebeu do governador Eduardo Riedel (PSDB) a garantia queo...
A exposição "Entre o céu e a terra", parte do projeto Arte nas Estações, está no Centro Cultural José Octávio...
Prefeito eleito se reúne com secretário de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania
O prefeito eleito Marçal Filho (PSDB)se reuniu na noite de segunda-feira, dia 18 de novembro, com Marcelo Ferr...
Em 23 de novembro, é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil (DNCCI), uma data dedicada a...
O FESMORENA – Festival de Música Autoral está em sua nona edição e para ampliar a oportunidade de acesso aos e...