
Índios guarani usam a letra da música para protestar problemas sociais
Em uma das letras, o jovem denuncia uma das lutas mais importantes dos indígenas, a demarcação de terras. “Car...
Na noite do dia 5 de junho, das 19h às 21h30, o tradicional Sarau das Letras ganha um novo cenário e promete emocionar o público em sua primeira edição realizada fora do ambiente universitário. Organizado pelo curso de Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), o evento será realizado na Cervejaria Capivaras, que fica na Rua Pedro Celestino, entre a Afonso Pena e a 15 de Novembro, espaço reconhecido por fomentar encontros artísticos em Campo Grande.
Com uma programação extensa e plural, o sarau reúne estudantes, professores e convidados em uma celebração vibrante da literatura, da música e da diversidade cultural. A condução do evento ficará por conta de Sayd, Ana Recalde e Ana Ostapenko.
A abertura será marcada por uma performance musical de Comida, clássico dos Titãs, interpretado pelos professores Volmir Cardoso e Fábio Dobashi, seguida declamação do poema Boato, de Ferreira Gullar — texto escrito durante o regime militar brasileiro, que evoca reflexões ainda urgentes sobre liberdade e resistência.
A noite segue com releituras teatrais, leituras de poesias em espanhol, inglês e português, performances musicais com clássicos de Almir Sater, Belchior, Hermínio Gimenez, Violeta Parra, Luiz Melodia, Geraldo Vandré e Zé Ramalho, além de composições autorais apresentadas pelo professor Gabriel Lima Leal e outros artistas convidados. Destaque também para os poemas de Fernando Pessoa, Federico García Lorca, Camila Sosa Villada, José Martí e Pablo Neruda, interpretados por acadêmicos sob orientação dos professores Márcio Maciel e Maria Luiza.
O ponto alto da programação será o palco aberto, momento em que o microfone estará disponível para que artistas e público compartilhem poemas, canções e pensamentos livres, reforçando o caráter democrático e participativo do sarau.
Segundo o organizador do evento, o Professor Doutor Volmir Cardoso Pereira, esta edição carrega um significado especial. “Estamos muito felizes em realizar o Sarau das Letras pela primeira vez fora da universidade. A ideia é romper os muros da academia e dialogar com a cidade, com a cultura que pulsa em outros espaços. As expectativas são as melhores possíveis — será uma noite de afeto, arte e celebração coletiva da palavra”, afirma.
O Sarau das Letras – Capivas é gratuito e aberto ao público. A proposta é valorizar a produção acadêmica e artística local, promovendo o encontro entre gerações e expressões diversas em um ambiente descontraído e acolhedor.
SERVIÇO
Sarau das Letras – Capivas
Quarta-feira, 5 de junho de 2025
Das 19h às 21h30
Cervejaria Capivas – R. Pedro Celestino, 1079 - Centro – Campo Grande/MS
Entrada gratuita
Realização: Curso de Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
Em uma das letras, o jovem denuncia uma das lutas mais importantes dos indígenas, a demarcação de terras. “Car...
O casal Irineu Cruz e Jucicleide Silva, do município baiano de Conceição do Coité, a cerca de 200 quilômetros...
A cantora Ana Castela já está ciente da história envolvendo o carro queimado da fã que catou quase 2 toneladas...
A Prefeitura de Dourados marcou presença no CoopsDay 2025, evento promovido pela Organização das Cooperativas...
A Prefeitura de Dourados, por intermédio do Procon (Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor), re...
Dois atletas de Dourados brilharam no Campeonato Brasileiro de Judô, classe Cadete, disputado no último fim de...
A atleta douradense Cristiane Ávila esteve na Prefeitura de Dourados na manhã desta quinta-feira (03) para agr...