Diferença de preço do material de construção é de até 977,69%, aponta pesquisa do Procon
A Prefeitura de Dourados, por meio do Procon, realizou no dia 22 de outubro a pesquisa bimestral de preços de...
Entre 43 produtos encontrados nos sete estabelecimentos desta pesquisa foi encontrada uma diferença de 67,3% entre o estabelecimento com menor preço e o de maior preço
A Prefeitura de Dourados realizou nesta sexta-feira, por meio da Procuradoria Geral do Município e do setor de Fiscalização/Pesquisa do Procon, pesquisa de material escolar em sete estabelecimentos comerciais da cidade. Foram pesquisados 70 itens.
Algumas das maiores diferenças de preço encontradas estão no papel almaço com pauta (938,46%), fita adesiva durex (622,22), cola colorida (445,45%) e apontador lápis simples sem depósito (406,67%).
Entre 43 produtos encontrados nos sete estabelecimentos desta pesquisa foi encontrada uma diferença de 67,3% entre o estabelecimento com menor preço e o de maior preço.
Conforme Mario Julio Cerveira, diretor do Procon/Dourados, esta pesquisa tem como principal objetivo fornecer ao consumidor uma amostra das diferenças de preços que ele pode encontrar no mercado de material escolar, chamando a atenção para a necessidade da comparação antes da compra.
“Os preços dos produtos podem ter variações consideráveis de um estabelecimento para outro, inclusive por ocasião de descontos especiais, promoções e, principalmente, diferença de marcas”, explica. “Por isso o consumidor deve fazer uma pesquisa em vários estabelecimentos, negociar descontos e prazos para pagamento. A compra em conjunto pode facilitar as negociações”, sugere.
O diretor do Procon também menciona que para garantir o orçamento doméstico no início do ano, já bastante comprometido com as faturas de compras do final do ano passado e de impostos e taxas para o ano vigente, “é fundamental racionalizar a compra de material escolar, buscando aproveitar materiais utilizados no ano anterior, que estejam em boas condições de uso”. Outra dica importante é promover e participar da troca de livros didáticos entre alunos que cursam séries diferentes.
“Na busca pelo menor preço é importante que o consumidor não se esqueça de atentar pela qualidade e procedências dos produtos, evitando ter de efetuar novamente compras de materiais que deveriam durar ao menos até o final do ano letivo”, completa.
Foto – A. Frota
Procon orienta consumidor a pesquisar antes de comprar material escolar e observar o que diz a lei.
Aproveite a ocasião e leve seu filho para as compras
Comprar o material acompanhado pelos filhos pode ser um bom momento para educá-lo financeiramente, explicando o motivo da escolha dos itens e dos estabelecimentos. A criança poderá compreender melhor se tudo for explicado e acompanhado por ela, pois você mostrará na prática por que não está escolhendo o material que ela pediu.
Fique atento aos seus direitos
A Prefeitura de Dourados, por meio do Procon, realizou no dia 22 de outubro a pesquisa bimestral de preços de...
A Prefeitura de Dourados, por meio do setor de fiscalização/pesquisa do Procon, realizou nesta quarta-feira (7...
A exposição "Entre o céu e a terra", parte do projeto Arte nas Estações, está no Centro Cultural José Octávio...
Prefeito eleito se reúne com secretário de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania
O prefeito eleito Marçal Filho (PSDB)se reuniu na noite de segunda-feira, dia 18 de novembro, com Marcelo Ferr...
Em 23 de novembro, é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil (DNCCI), uma data dedicada a...
O FESMORENA – Festival de Música Autoral está em sua nona edição e para ampliar a oportunidade de acesso aos e...
Nesta quinta-feira (14) na Premiere do Latin Grammy em Miami (EUA), o Brô MC's sobe ao palco, rompendo frontei...