JAY Z aconselha menina de nove anos no meio do show: “Você pode ser quem você quiser nesse mundo”
O rapper JAY Z, pai de duas meninas e um menino, aproveitou o show da turnê do babadeiro álbum 4:44, em Clevel...
No meio da redação, você se depara com a necessidade de utilizar numerais em seu texto
No meio da redação, você se depara com a necessidade de utilizar numerais em seu texto. E, depois de ter criado certa afinidade com o tema, ter discorrido perfeitamente seus argumentos, ter acertado na gramática e pontuação, eis que lá vem mais uma preocupação que pode deixá-lo de cabelos em pé: como grafar os números?
Nós sabemos que usar índices, estatísticas e etc. enriquecem um texto dissertativo. Porém, se não sabemos, na hora, é melhor evitar isso ao invés de correr o risco de perder pontos por ter colocado de maneira errada.
De qualquer forma, se você vai escrever um texto dissertativo, aqui vão algumas dicas que você pode utilizar para deixar sua redação mais rica:
Dica 1: Não inicie seu texto com números. NUNCA!
Dica 2: escrever por extenso ou não é outra dúvida! Mas aqui, vai uma dica que pode facilitar em caso de dúvidas: você deve utilizar por extenso, um, dois e, assim, até dez. A partir daí, devem ser grafados em algarismos. Ah, um detalhe, não é obrigatório, mas se quiser, pode escrever por extenso o numeral de uma só palavra como, por exemplo, dez, sessenta, cem, duzentos.
Dica 3: após unidades abreviadas (KM, L, Gr, etc.), prefira os algarismos, independente de serem maiores de 10. Exemplo: 40 Gr, 5 km, KM 20…
Dica 4: porcentagem é um suplício, não é mesmo? Mas, não têm mistérios. Basta usar números. Exemplo: “No Brasil, 55% das mulheres são”…
Dica 5: para informar anos, não utilize pontos. Grafe-os assim: 1970, 2000… Mas, algarismos na casa do milhar em diante que não expressem anos, devem vir grafados com ponto. Exemplos: 3.418, 7.697.
Dica 6: quantias em dinheiro quando utilizadas com R$, por si só, já expressam a moeda real, ou U$, que já significam dólar, não acrescente a palavra real ou dólar após, pois se tornaria uma redundância. O correto é R$ 5,00 e não R% 5,00 reais, ou U$ 5 e não U$ 5 dólares.
Dica 7: e ser for apenas uma aproximação? Ah, mais fácil! Utilize: aproximadamente 600 mil, cerca de cinco mil. Sempre com números inteiros, viu? Nada de “cerca de 322 pessoas compareceram ao evento”. Aí, não seria aproximação, não é?
Dica 8: e os milhões, bilhões, trilhões e por aí vai. Como escrevê-los? Ooopss, observe se sua redação ficará bonita se você escrever assim: 50.000.000 de pessoas passam diariamente pela rodoviária? Não ficou bonito, não é? Então, vamos escrevermos assim: “50 milhões de pessoas passam”…
Dica 9: em relação a datas, a dúvida muito comum é em relação ao primeiro dia do mês. E, então, como escrevê-la? O correto é, por exemplo, 1º de dezembro e não primeiro de dezembro.
Dica 10: os números fracionários devem ser grafados por extenso. Ex.: dois quintos, nove quartos…
Por: Cláudia Jones, jornalista e redatora do Qconcursos.com
O rapper JAY Z, pai de duas meninas e um menino, aproveitou o show da turnê do babadeiro álbum 4:44, em Clevel...
Relatório da SES (Secretaria de Estado de Saúde) divulgado ontem (17), aponta novas seis mortes por gripe, tot...
O prefeito eleito de Dourados,Marçal Filho (PSDB), recebeu do governador Eduardo Riedel (PSDB) a garantia queo...
A exposição "Entre o céu e a terra", parte do projeto Arte nas Estações, está no Centro Cultural José Octávio...
Prefeito eleito se reúne com secretário de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania
O prefeito eleito Marçal Filho (PSDB)se reuniu na noite de segunda-feira, dia 18 de novembro, com Marcelo Ferr...
Em 23 de novembro, é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil (DNCCI), uma data dedicada a...
O FESMORENA – Festival de Música Autoral está em sua nona edição e para ampliar a oportunidade de acesso aos e...