
Alan Guedes recebe advogado que lança livro sobre Direito do Trabalho
O presidente da Câmara de Dourados, vereador Alan Guedes (DEM), recebeu na manhã desta quinta-feira (14) o adv...
Em Dourados desde 1998, Aurineide Alencar de Freitas Oliveira, 56, realizou um sonho, resultado de anos de experiência na área da educação. A professora e escritora inaugurou a primeira Cordelteca Itinerante do Estado, uma Kombi personalizada e adaptada para ‘transportar’ culturas nordestinas e sul-mato-grossenses.
“Quando eu me aposentei, eu pensei em fundar uma Cordelteca, pelo fato de ser apaixonada por este gênero literário e querer que as pessoas tivessem a mesma oportunidade que eu tive, visto que é um estilo tão maravilhoso, capaz de transmitir conhecimentos de forma simples e barata”, explicou a educadora.
A ideia nasceu após Aurineide ir morar em uma sitioca em Dourados há aproximadamente três anos, região distante da área central da cidade. Pensando em uma forma de levar e exibir seus cordéis em qualquer lugar que desejar ela fez empréstimos e comprou uma Kombi.
Com recursos adquiridos através de editais públicos, conseguiu reformar o veículo. Já a bonita e original decoração foi feita através da xilogravura do artista Jeferson Campos, de Natal (RN).
A Cordelteca conquistou o primeiro lugar no Concurso de Poesia do Projeto Literário da Fetems – (Crédito: Simted Dourados)
“Eu disse a ele que queria representar o MS, já que o meu objetivo é unir nossas culturas. Portanto, os desenhos são de jacaré, onça, arara, tereré, indígenas, etc”, contou Aurineide, nascida em Catolé do Rocha, Estado do Paraíba e moradora em Mato Grosso do Sul desde os 18 anos de idade.
Atualmente, a Cordelteca Itinerante conta com um acervo de aproximadamente 1.500 títulos clássicos e contemporâneos. São autores de toda parte do Brasil, além dos cordéis de autoria da própria Aurineide que somam 111 folhetos, cinco livros físicos e dois ‘E-books’.
Como o maior objetivo da professora paraibana é proporcionar a união das culturas dispersas pelo país, a maioria dos cordéis escritos pela Aurineide são referentes aos hábitos, culturas e imagens que caracterizam Mato Grosso do Sul.
Atuando por muitos anos em escolas estaduais em Dourados, a professora percebeu que conteúdos considerados ‘entediantes’, passaram a ficar mais interessantes quando transformado em cordéis, que são folhetos contendo poemas populares escritos em forma de rima e por vezes acompanhados de ilustrações.
“Eu aprendi a gostar da Literatura de cordel ainda na infância, já que esta cultura é atuante em todos os lares nordestinos, até hoje. E como eu gosto demais e sempre criava e escrevia [...]. Eu via que era mais fácil do aluno entender a matéria e fui fazendo, fazendo”, disse a cordelista.
Aurineide Alencar já publicou os livros "Nas veredas do cordel", "Vida e versos", "Mato Grosso do Sul nas asas do cordel", "Pescador de cantos" e "Embrenhando-se em cordel". Mais de cem folhetos de cordéis e quinze desafios com a escritora e poetisa Odila Schwingel Lange, com quem forma a dupla "Oxente e Tchê!".
A apresentação da Kombi, foi feita em um pré-lançamento em 2019, mas em virtude da pandemia de coronavírus ficou parada e no dia 20 de dezembro de 2021 foi feita uma festa do lançamento oficial. Com comidas típicas e brincadeira folclórica do Nordeste.
Agora em 2022, é que ela está pronta para levar cultura às feiras artesanais, escolas e encontros dos mais diversos.
Contato com a autora: [email protected]/(67) 9 8116-1982.
O presidente da Câmara de Dourados, vereador Alan Guedes (DEM), recebeu na manhã desta quinta-feira (14) o adv...
A Câmara Municipal de Dourados sedia nesta terça-feira (24) o lançamento do livro ‘História de Dourados: A g...
O Basquete Feminino de Dourados ficou entre os quatro melhores nos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso...
A Prefeitura de Dourados, através da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do edital da Lei Aldir Blanc 20...
O cantor Xand Avião se queimoudurante um show em São Paulo no último sábado (21). Ele cantava no festival Viii...
Na manhã desta quarta-feira (25), o presidente da Câmara Municipal de Dourados Laudir Munaretto (MDB) e o corr...
Os deputados estaduais de Mato Grosso do Sul aprovaram nesta terça-feira (24), Projeto de Lei 2018/2020 de aut...