
IFMS recebe mais de 1.500 alunos de escolas públicas e privadas em Feira de Ciência e Tecnologia
Alunos da REME (Rede Municipal de Ensino) visitaram nesta quinta-feira (5) o campus do IFMS para conhecer a Fe...
Iniciativa liderada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Ministério da Educação (MEC), prevê instalação de laboratórios de tecnologia
Evento realizado no auditório da UFGD contou com a participação de estudantes, professores e pesquisadores da universidade – Foto: A. Frota
Escolas públicas de Dourados e outros cinco municípios de Mato Grosso do Sul foram contempladas pelo Programa Mais Ciência na Escola – MS, do Governo Federal. O lançamento da iniciativa ocorreu nesta terça-feira (13), em solenidade realizada na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), com a presença de autoridades dos governos federal, estadual e municipal, além de representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC).
O secretário municipal de Educação de Dourados, Nilson Francisco da Silva, destacou que o programa busca fortalecer o letramento digital e a educação científica nas escolas públicas por meio da implantação de laboratórios maker, com o objetivo de despertar o interesse dos estudantes pela ciência desde cedo. “Isso é muito importante para os alunos, despertar a ciência ainda nas escolas”, afirmou o secretário.
Executado nacionalmente pelo MCTI em parceria com o MEC, o programa é viabilizado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e financiado com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). A iniciativa prevê a instalação de laboratórios equipados com impressoras 3D, cortadoras a laser, kits de robótica, equipamentos de automação, filmagem e outros recursos tecnológicos.
Em Mato Grosso do Sul, a UFGD coordena as ações em 15 escolas públicas distribuídas nos municípios de Dourados, Coronel Sapucaia, Deodápolis, Maracaju, Novo Horizonte do Sul e Rio Brilhante. As escolas atendidas incluem unidades indígenas, do campo, urbanas e de regiões de fronteira com o Paraguai.
A coordenadora do programa e professora da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da UFGD, Elaine da Silva Ramos, ressaltou que a ação representa um marco para a ciência e a educação no Estado. “O programa promove a popularização da ciência, valoriza a inovação nas escolas públicas e contribui para a formação de uma nova geração de estudantes preparados para os desafios tecnológicos do presente e do futuro”, destacou.
O investimento previsto para Mato Grosso do Sul é de R$ 1,5 milhão, valor que será destinado à implementação dos laboratórios, ao desenvolvimento de projetos científicos e à formação continuada de educadores. A iniciativa também contempla a concessão de mais de 160 bolsas para estudantes e professores envolvidos nas ações do programa.
Escolas beneficiadas:
Escola Municipal Cel. Firmino Vieira de Matos – Dourados
Escola Municipal Francisco Meireles – Dourados
Escola Municipal Pref. Álvaro Brandão – Dourados
Escola Municipal Prof. Elza Farias Kintschev Real – Dourados
Escola Municipal Maria da Rosa Antunes da Silva Câmara – Dourados
Escola Estadual Indígena Intercultural Guateka – Dourados
Escola Estadual Antonio Vicente Azambuja – Dourados
Escola Estadual Ministro João Paulo dos Reis Veloso – Dourados
Escola Estadual Ramona da Silva Pedroso – Dourados
Escola Estadual Rita Angelina Barbosa Silveira – Dourados
Escola Estadual Eneil Vargas – Coronel Sapucaia
Escola Estadual Professora Lígia Terezinha Martins – Rio Brilhante
Escola Estadual Scila Médici – Deodápolis
Escola Municipal Laurindo Stragliotto (Escola Agrícola) – Maracaju
Escola Municipal Professor Eduardo Pereira Calado – Novo Horizonte do Sul
Alunos da REME (Rede Municipal de Ensino) visitaram nesta quinta-feira (5) o campus do IFMS para conhecer a Fe...
Saúde na Escola
A Prefeitura de Dourados retomou as atividades do Programa Saúde na Escola que atende as escolas da Reme (Rede...
Durante sessão solene de entrega da Medalha do Mérito Advocatício “Jorge Antônio Siufi”, ocorrida na noite de...
A 3ª Conferência Regional de Direitos Humanos e Cidadania da Grande Dourados teve início na manhã desta quinta...
O deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil) encaminhou indicação ao presidente da Agência Nacional de...
Para celebrar os 19 anos da Lei Maria da Penha, a Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de...
O mercado de podcasts segue em ascensão no Brasil, e em meio a essa tendência, um novo espaço surge para dar v...