Prefeita Délia autoriza início de processo licitatório para obras em 3 unidades de ensino
Durante reunião na manhã desta terça-feira (29) no gabinete, a prefeita Délia Razuk assinou a autorização para...
Em reunião nesta terça-feira, Upiran Jorge Gonçalves apresentou à prefeita um panorama sobre vagas na rede municipal de ensino
Em reunião na manhã desta terça-feira (29) a prefeita Délia Razuk ressaltou o trabalho positivo da Secretaria Municipal de Educação em relação à oferta de vagas na Rede Municipal de Ensino, principalmente para os anos iniciais. A administração aumentou a oferta em pelo menos 55% em 2017 e tem mantido a crescente, conforme dados de 2018, e a previsão para 2019, ano que contará com vagas abertas em inaugurações recentes e obras que devem ser concluídas em breve.
"Temos obtido aumento na oferta de vagas e mantido um trabalho para que estes índices sejam positivos. Em outra frente, o trabalho da Semed tem sido de acompanhar a demanda da lista de espera e elaborar estratégias", destacou a prefeita.
Conforme levantamento do primeiro ano da administração da prefeita Délia, o número de matriculados em Ceims foi de mais de 5,1 mil crianças, 1,9 mil a mais que 2016, e esta oferta se manteve no ano passado, quando 5,2 mil vagas foram preenchidas. Para 2019 deve aumentar ainda mais, com duas recentes inaugurações e a situação de obras em fase final de novos Ceims.
O secretário municipal de Educação, Upiran Jorge Gonçalves, reiterou os números positivos da pasta em relação à oferta de vagas que comprovam o índice crescente de matriculados de 2017 para cá. "Tivemos estes números positivos e estamos trabalhando para mantê-los", disse.
Ele ainda explicou a situação de cinco novos Ceims que estão sendo construídos em Dourados. Em três deles, na Vila Erondina, Parque das Nações e em Vila Vargas, as obras estão na fase final e com detalhes para que sejam concluídos. "Já nos adiantamos e providenciamos os materiais para mobiliar estas unidades a fim de que ganhemos tempo e coloquemos em funcionamento em um curto período após a entrega da obra", disse Upiran.
Nas outras duas obras, as empresas descumpriram acordos e a Prefeitura de Dourados encerrou o contrato e agora fará nova licitação para que a obra seja concluída. Estes Ceims são dos bairros Jardim Vitória e do Parque do Lago.
"Do ponto de vista da criação de novas vagas, a Prefeitura apresenta dados positivos e o trabalho segue para melhorar. Por outro lado, estamos de olho na 'demanda flutuante' por vagas, que sempre vai existir e que varia conforme a atuação de vários fatores", disse o secretário, mencionando números sobre a lista de espera.
"Em um primeiro momento, a lista de espera chegou a cair para pouco mais de mil alunos. No entanto, a cada ano esta conta é diferente e leva em consideração uma gama de fatores", explicou, lembrando que qualquer levantamento sobre demanda por vagas só será possível depois que o período de matrículas terminar e, ainda assim, só será preciso se considerados fatores como aumento populacional, taxa de natalidade e oferta de vagas em outras redes de ensino que não a municipal.
O secretário acrescentou que, a partir de levantamento prévio da Secretaria de Educação, tem-se por certo que um impacto a mais deve ser sentido na demanda por vagas uma vez que o Governo do Estado fechou algumas salas que ofereciam o ensino do 1° ano fundamental. "Os pais destas crianças agora procuram as escolas municipais que oferecem estas vagas. Mas toda e qualquer especulação sobre demanda por vagas é inoportuna. O período de matrículas ainda não terminou", reforçou o secretário Upiran.
Estavam presentes na reunião ainda os secretários de Planejamento, Carlos Dobes; de Obras Públicas, Marise Bianchi Maciel, e a vereadora Lia Nogueira.
Foto: A. Frota
Prefeita Délia reunida com os secretários Upiran Gonçalves (Educação), Marise Bianchi (Obras Públicas) e Carlos Dobes (Planejamento)
Durante reunião na manhã desta terça-feira (29) no gabinete, a prefeita Délia Razuk assinou a autorização para...
A prefeita Délia Razuk esteve em Campo Grande na quinta-feira (17) e assinou convênio com o Governo do Estado...
Começou na última segunda-feira (11) o período de pré-matrículas da REE (Rede Estadual de Ensino) de Mato Gros...
Para a melhoria do atendimento na área da saúde e também da infraestrutura urbana em Naviraí, o Governo de Mat...
Incêndios em comunidades pantaneiras
Audiência pública discutirá esta semana “O Impacto dos incêndios nos modos de vida, saúde, segurança alimentar...
A alta demanda por profissionais de saúde e a estabilidade do sistema público espanhol têm atraído cada vez ma...
Dezembro está chegando e sempre vem aquela pergunta: já está na hora de montar a Árvore de Natal? Porque pela...