O projeto “Filtrando as lágrimas do Rio Doce”
O professor Wemerson Nogueira, de apenas 26 anos, é um dos 50 finalistas do Global Teacher Prize, considerado...
Projeto Fanfarras Escolares é desenvolvido em 14 unidades da rede municipal de ensino em Dourados
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria de Educação, desenvolve na Rede Municipal de Ensino o projeto de Fanfarra Escolar. Hoje, 14 unidades da Reme possuem fanfarra escolar.
O projeto de fanfarras escolares busca ampliar o universo cultural das crianças e adolescentes por meio da musicalidade. “O objetivo é, também, promover a aproximação entre os alunos e o ambiente escolar, utilizando-o como espaço de lazer e interação com os colegas e professores, além de propor o resgate dos valores culturais, respeito, amor à Pátria, ética, formação moral, entre outros, promovendo a inclusão social no seu verdadeiro sentido, respeitando-se as diferenças e necessidades de cada aluno, bastando, para isso, que ele esteja matriculado e frequentando regularmente as aulas”, explica a professora Mariza Araújo, coordenadora do Núcleo de Educação Física e Esporte Escolar.
Além disso, “sabe-se que a atividade musical possibilita o desenvolvimento e fortalecimento do raciocínio lógico-matemático, do senso estético, da percepção sonora e espacial, assim como a coordenação motora e capacidade inventiva, especialmente entre as crianças e adolescentes”.
“A música, através de suas especificidades, tem a capacidade de interagir com outras linguagens e outras culturas. Comunica-se com a matemática com a literatura, com as ciências sociais e humanas, com a arquitetura, com todas as formas de expressão artística e com as novas tecnologias. A interdisciplinaridade da música permite vários trabalhos didático-pedagógicos”, diz.
Com a proximidade da Semana da Pátria, quando acontece o tradicional desfile cívico, que é o evento onde as fanfarras têm uma participação importantíssima, algumas escolas da rede já intensificam os ensaios.
Segundo a coordenadora de Educação Física e Esporte Escolar da Secretaria de Educação, a grande dificuldade do projeto é identificar o instrutor regente de fanfarras para atender as escolas que possuem o projeto. “Temos o projeto nas escolas, mas encontramos dificuldade de encontrar o profissional para trabalhar com a especificidade que a fanfarra requer; porém, a Secretaria tem empregado esforços para ativar todas as fanfarras escolares, visto a sua importância na formação dos jovens”, afirma a professora Mariza Araújo.
Atualmente 14 escolas da rede municipal possuem a Fanfarra Escolar em Dourados: Aurora Pedroso de Camargo, Lóide Bonfim Andrade, Neil Fioravanti, Profª Clori Benedetti de Freitas, Prefeito Luiz Antônio Alvares Gonçalves, Prefeito Álvaro Brandão, Clarice Rosa Bastos, Armando Campo Belo, Vereadora Albertina Pereira de Matos, Etalívio Penzo, Prefeito Ruy Gomes (Indápolis), Coronel Firmino Vieira de Matos (Macaúba), Padre Anchieta (Formosa) e Fazenda Miya (Macaúba).
O professor Wemerson Nogueira, de apenas 26 anos, é um dos 50 finalistas do Global Teacher Prize, considerado...
O prefeito Alan Guedes sancionou na manhã desta terça-feira (8) o Projeto de Lei aprovado pela Câmara Municipa...
O prefeito eleito de Dourados,Marçal Filho (PSDB), recebeu do governador Eduardo Riedel (PSDB) a garantia queo...
A exposição "Entre o céu e a terra", parte do projeto Arte nas Estações, está no Centro Cultural José Octávio...
Prefeito eleito se reúne com secretário de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania
O prefeito eleito Marçal Filho (PSDB)se reuniu na noite de segunda-feira, dia 18 de novembro, com Marcelo Ferr...
Em 23 de novembro, é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil (DNCCI), uma data dedicada a...
O FESMORENA – Festival de Música Autoral está em sua nona edição e para ampliar a oportunidade de acesso aos e...