
Prefeitura cria força tarefa para atendimento de imigrantes
A Prefeitura de Dourados, por meio da Semas (Secretaria Municipal de Assistência Social), desenvolveu um proje...
Evento AcolhEduc acontece dia 10 de abril, na Câmara Municipal de Dourados, e busca debater os desafios e as estratégias para inclusão educacional desses alunos na rede pública de ensino
A parceria entre diversas instituições, com apoio da Prefeitura de Dourados, possibilitou a realização no próximo dia 10, no plenário da Câmara Municipal, do projeto AcolhEduc – Inclusão Linguística de Estudantes Imigrantes da Rede Municipal de Ensino (Reme) de Dourados. O evento, marcado para iniciar às 18h30, é aberto à participação do público e fundamental para fortalecer o debate sobre a inclusão e acolhimento de estudantes imigrantes na rede pública de ensino.
A iniciativa em parceria com o Núcleo de Migrantes da Secretaria Municipal de Educação, juntamente com a Associação de Imigrantes Dunamis, tem por objetivo promover o debate sobre os desafios e estratégias para inclusão educacional de estudantes imigrantes, contando com a participação de especialistas na área.
A programação inclui falas de especialistas que abordarão a importância da inclusão linguística na educação pública, especialmente para estudantes imigrantes. Serão palestrantes o Prof. Dr. Hermes Moreira Júnior, diretor da Faculdade de Direito e Relações Internacionais da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD); Prof.ª Dra. Edilaine Buin Barbosa, coordenadora do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação, Artes e Letras (Fale) da UFGD; e a Prof.ª Dra. Rosana Daza, coordenadora de Assuntos Educativos e Sociais da Associação de Imigrantes Dunamis Multicultural.
Durante o evento, será realizado o lançamento da cartilha “Entre Saberes, Vivências e Línguas”, um material que tem como objetivo oferecer suporte a professores, estudantes e a toda a comunidade escolar no acolhimento e inclusão de crianças e adolescentes imigrantes na Rede Municipal de Ensino.
Também será apresentada a primeira prova de nivelamento em espanhol, a ser aplicada aos estudantes migrantes falantes desse idioma na Rede Municipal de Dourados. A publicação da cartilha, bem como as provas de nivelamento é o resultado de um trabalho coletivo e interdisciplinar, que visa garantir o direito a uma educação de qualidade e a diversidade linguística e cultural.
O evento é promovido por meio de uma parceria entre diversas instituições e conta com o apoio da Prefeitura de Dourados, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Assistência Social, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Associação de Imigrantes Dunamis Multicultural, Câmara Municipal de Dourados e do vereador Franklin Schmalz.
A Prefeitura de Dourados, por meio da Semas (Secretaria Municipal de Assistência Social), desenvolveu um proje...
A Prefeitura de Dourados, por meio da Semas (Secretaria de Assistência Social), está convidando a população pa...
Durante sessão solene de entrega da Medalha do Mérito Advocatício “Jorge Antônio Siufi”, ocorrida na noite de...
A 3ª Conferência Regional de Direitos Humanos e Cidadania da Grande Dourados teve início na manhã desta quinta...
O deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil) encaminhou indicação ao presidente da Agência Nacional de...
Para celebrar os 19 anos da Lei Maria da Penha, a Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de...
O mercado de podcasts segue em ascensão no Brasil, e em meio a essa tendência, um novo espaço surge para dar v...