Neno Razuk solicita ao DSEI a reativação de poço para comunidade indígena em Paranhos
O deputado Neno Razuk (PL) solicitou ao Coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena(DSEI) Luiz Anton...
A Câmara de Dourados recebeu, durante sessão ordinária desta segunda-feira (16), o representante da comunidade indígena Bororó, João Machado, que explanou sobre questões indígenas e a situação das aldeias no município. O discurso faz alusão à semana dos Povos Indígenas, comemorado entre os dias 12 e 19 de abril.
De acordo com João, a comunidade indígena douradense possui, aproximadamente, 17 mil habitantes e está sendo "engolida" pela cidade. Ele falou ainda que o município não possui projetos para a sustentação contínua e acaba prejudicando os povos indígenas.
Durante o discurso, o representante ainda apresentou algumas dificuldades sofridas pela comunidade, como a falta de escolas profissionalizantes. Ele afirmou que estes projetos darão formação técnica e um emprego de subsistência para que os jovens da comunidade criem autonomia.
"O que acontece são pequenos projetos esporádicos, sem continuidade. Por isso a comunidade tem dificuldade de produzir nas suas microáreas", apontou João.
João ainda solicitou atenção para a saúde da aldeia, pois não há medicação básica e atendimento médico nos postos de saúde, reforma em vias localizadas na comunidade e também requereu a valorização da cultura indígena em Dourados. "Seria interessante se saísse da Câmara um projeto para oficialização da língua Guarani como segunda língua de Dourados", comentou.
O vereador Cirilo Ramão (PMDB), presidente da Comissão Indígena e Afrodescendente, chamou a atenção para o discurso de João Machado, apontando que as solicitações são as mesas há anos. "O índio tem o mesmo sentimento, mesmo desejo e mesmas necessidades de qualquer um de nós, mas há muitos anos os pedidos são os mesmos e nada é feito. Estamos a disposição para também levantar debates necessários".
A presidente da Casa de Leis, Daniela Hall (PSD), enfatizou o apoio da Câmara de Dourados às comunidades indígenas do município. "Eu tenho certeza que digo por todos os vereadores, quando asseguro o apoio da Casa de Leis aos indígenas de Dourados. Nós temos os mesmos direitos e precisamos exigir que eles sejam cumpridos", apontou.
Indicações e requerimentos
Prosseguindo com a sessão ordinária, o vereador Cido Medeiros (DEM) requereu, durante tribuna livre, informações sobre o repasse para o cumprimento de emendas parlamentares para a reforma do prédio do PAM (Posto de Assistência Médica). Também foi pedido o patrolamento, cascalhamento e compactação do solo no bairro Estrela Verá.
Braz Melo (PSC) solicitou a limpeza e roçada do Jardim Novo Horizonte e também a revitalização da quadra, localizada no mesmo bairro. Ainda pediu reforma e manutenção, urgente, da UBS (Unidade Básica de Saúde) do Altos do Indaiá.
O vereador Bebeto (PR) solicitou pavimentação da Rua Aurora Augusta de Matos e vias adjacentes e também melhorias na sinalização de trânsito da Rua Iguaçu, cruzamento com a Toshinobu Katayama.
Idenor Machado (PSDB) pediu o aumento da frota de ônibus para universidades em horários de pico e também a limpeza do entorno do 2º Batalhão de Polícia Militar, localizado na Vila Industrial.
Olavo Sul (PEN) requereu o patrolamento, cascalhamento, limpeza e roçada na Rua Manoel Vieira Nóia, no Jardim Pelicano. Também solicitou a manutenção da Praça José Guerreiro, no Canaã III.
O vereador Carlito do Gás (PEN) solicitou a implantação de um CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) no Parque das Nações I e também a manutenção da estrutura hidráulica e elétrica do UPA (Unidade de Pronto Atendimeto).
Pedro Pepa (DEM) solicitou a troca de lâmpadas de reatores da Sitioca Campina Verde e também operação tapa-buracos na Rua Manoel Machado Leone, no Jardim Flórida I e II.
Cirilo Ramão (PMDB) requereu a reforma no Parque Ambiental Vitélio Pelegrini, no Jardim Novo Horizonte. Ainda solicitou a abertura de boca de lobo no cruzamento da Rua Barnabé Minhos com a Rita Carolina Farias Almeida, no Jardim Flórida I.
A vereadora Daniela Hall (PSD) pediu a limpeza e retirada de entulhos e manutenção de bueiros da área Central. Ainda solicitou a criação de um campeonato esportivo anual para pessoas na terceira idade.
Silas Zanata (PPS) solicitou a prefeita Délia Razuk (PR) providências para viabilizar uma rampa de acesso para cadeirantes no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), localizado na Avenida Weimar Gonçalves Torres. Também requereu providências para a instalação de um semáforo na Rua Cornélia Cerzosimo de Souza.
O vereador Junior Rodrigues (PR) requereu adequação das vagas de estacionamento no canteiro central da Rua João Cândido Câmara e limpeza e roçada no Ceim (Centro de Educação Infantil Municipal) inativo e na estação de tratamento de esgoto localizados no Parque do Lago I.
O deputado Neno Razuk (PL) solicitou ao Coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena(DSEI) Luiz Anton...
A vereadora Daniela Hall (PSD), encaminhou nesta segunda-feira ao secretário de Serviços Urbanos da Prefeitura...
É do Brasil! O primeiro soro contra picada de abelha, desenvolvido por pesquisadores da Unesp, entra na 3ª e ú...
A Feira Sabores no Parque promete mais uma noite de boa música, gastronomia e lazer nesta sexta-feira (17), no...
A Prefeitura de Dourados iniciou nesta semana um amplo projeto de revitalização das floreiras da região centra...
As obras da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim dos Estados já têm prazo para começar: novembro. A no...
A Prefeitura de Dourados, por meio da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), promoveu nesta ter...