
CUFA promove homenagem a Nêgalu e carreteiro com roda de samba e capoeira
No próximo sábado, a Central Única das Favelas (CUFA) de Campo Grande será palco de uma grande homenagem à rap...
Entre os dias 14 e 16 de setembro Dourados vai sediar o Festival Nacional de Capoeira onde mais de 200 pessoas dos estados do Maranhão, Paraná, São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul se reunirão para o evento de troca de graduação e formatura, roda de samba, maculelê e a graduação do segundo mestre de Dourados, Liandro Moreira dos Santos, Macaúba.
O encontro é resultado de um trabalho desenvolvido com crianças e adolescentes na área social de Dourados, sendo mais de 200 crianças atendidas entre o Centro de Formação Antonio Tonani (Aldeia Jaguapiru), Associação de Cabos e Soldados da Policia Militar de Dourados, Centro Social Marista Dourados e Instituto Fuziy (Corpal).
Para um dos organizadores do evento, Liandro Moreira, a capoeira está associada a questão da construção da identidade cultural e social dos brasileiros. O significado social da capoeira se altera de acordo com o lugar social do negro no interior da sociedade brasileira. Este processo de ressignificações sociais tem contribuído para a construção de um imaginário racial, cultural e religioso afro-brasileiro específico. Atualmente, a capoeira, enquanto uma manifestação da cultura corporal se apresenta como um veículo de transmissão de valores sociais e culturais, através do diálogo (linguagem) corporal.
Instituto Malungo
O Instituto Cultural Malungo vem ao longo dos anos desenvolvendo projetos sociais nas mais diversas áreas em Dourados. A proposta apresentada faz se necessária abordando o protagonismo infantojuvenil sendo uma ação que contribui para a resolução de problemas, desde o núcleo familiar até questões mais amplas que envolvam lutas sociais para assegurar seus direitos enquanto cidadãos.
Na medida em que uma criança ou adolescente mais experiente na capoeira orienta e auxilia os colegas iniciantes, estabelece-se uma relação de respeito mútuo e de interdependência construtiva, que não oprime, mas faz reconhecer no outro um facilitador no processo de aprendizagem.
No próximo sábado, a Central Única das Favelas (CUFA) de Campo Grande será palco de uma grande homenagem à rap...
A programação do “Dourados Brilha 2022”, festa oficial de fim de ano do município promovida Pela Prefeitura, s...
Durante sessão solene de entrega da Medalha do Mérito Advocatício “Jorge Antônio Siufi”, ocorrida na noite de...
A 3ª Conferência Regional de Direitos Humanos e Cidadania da Grande Dourados teve início na manhã desta quinta...
O deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil) encaminhou indicação ao presidente da Agência Nacional de...
Para celebrar os 19 anos da Lei Maria da Penha, a Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de...
O mercado de podcasts segue em ascensão no Brasil, e em meio a essa tendência, um novo espaço surge para dar v...