Torneios de Beach Tennis e de Futsal levam esporte e lazer para 1ª Festa da Páscoa
A 1ª Festa da Páscoa, realizada pela Prefeitura de Dourados, já se aproxima e as atrações esportivas também se...
Projeto é uma parceria da Funed com Fundesporte e participação da Coordenadoria Municipal da Mulher
Torneio reúne times formados com atletas que participam do programa e da comunidade (Foto: Marcio Vieira)
A Prefeitura de Dourados, por meio da Funed (Fundação de Esportes de Dourados) e o Governo do Estado, através da Fundesporte, firmaram convênio para implantação do Programa Povos Indígenas: Esporte, Lazer e Cidadania. O objetivo do projeto é promover atividades esportivas e recreativas nas aldeias do município.
O lançamento do programa acontece no próximo sábado (9), às 8h, com a realização do 1º Torneio de Futsal Feminino, na Escola Municipal Indígena Tengatuí Marangatu. A competição é uma proposição da Coordenadoria Municipal da Mulher que, entre outras ações, faz parte das comemorações do Dia da Mulher na Reserva Indígena. “Essa é uma forma de lembrarmos que o lugar da mulher é onde ela quiser, independente da cultura em que ela estiver, além de dar visibilidade para a atuação das mulheres indígenas no esporte”, diz a coordenadora Andreia Bonito.
Segundo ela, durante a competição monitores vão fazer atividades com as crianças para que as mães possam aproveitar o ambiente esportivo e também festivo. “Esse torneio foi pensado visando a valorização da participação das mulheres no esporte, visto que o mesmo fornece a elas uma rede de proteção mútua, que é tão importante no enfrentamento à violência contra a mulher, fortalece a auto estima e traz valorizaçãoda presença da mulher no esporte, quebrando as barreiras do preconceito e da discriminação da mulher, completa Andréia.
O Torneio de Futsal Feminino será disputado com seis ou oito times formados por atletas que já trabalham nas atividades de iniciação esportiva desde outubro de 2023, mas também é aberto para mulheres da comunidade.
Programa Povos Indígenas
Segundo o diretor-presidente da Funed, Luís Arthur Spinola Castilho, o programa prevê o desenvolvimento de diversas atividades e modalidades esportivas. “Nosso plano de trabalho engloba a contratação de profissionais de educação física para implantar escolinhas de iniciação esportiva ao vôlei, futsal e futebol. Além disso, propõe-se a realização de manhãs de lazer, com atividades recreativas e realização de torneios ao longo do ano de 2024”, explica.
Os participantes das escolinhas recebem kit esportivo, com chuteira, meião, caneleira, camiseta, bolas, garrafa térmica entre outros materiais esportivos.
A 1ª Festa da Páscoa, realizada pela Prefeitura de Dourados, já se aproxima e as atrações esportivas também se...
Dourados foi destaque nas etapas do basquetebol e futsal da Copa dos Campeões, torneio que reúne as seleções m...
A revelação foi feita durante a participação ao vivo de Márcia Sensitiva no PodDelas, podcast apresentado por...
O primeiro ano de mandato do prefeito Marçal Filho (PSDB) vai terminando com grande aprovação por parte da pop...
A confirmação do show do Guns N’ Roses em Campo Grande provocou intensa movimentação já nas primeiras horas da...
Na semana que celebra o Natal, a Prefeitura de Dourados mantém o funcionamento dos serviços essenciais, especi...
A programação do Natal Encantado continua em Dourados e, nesta segunda-feira (22), a Praça Antônio João será n...