Afronta Dialeto Preto realiza segunda edição com foco no protagonismo feminino negro na música de MS
A segunda edição do Projeto Afronta Dialeto Preto em Campo Grande (MS) tem o objetivo de fortalecer o protagon...
Nos dias 30 e 31 de maio de 2025, a cidade de Dourados será palco da segunda edição da Inclui MS – Mostra Literária de Pessoas com Deficiência, evento que destaca a produção artística, literária e cultural de pessoas com deficiência. Após o sucesso da primeira edição, realizada em Campo Grande, a iniciativa expande seu alcance e desembarca no interior com uma programação gratuita e inteiramente acessível, na Reitoria da UFGD (Unidade I).
Com oficinas, rodas de conversa, exposições e feira inclusiva, o evento é um convite aberto à escuta, à valorização da diversidade e à convivência com a diferença de forma respeitosa e inspiradora. A proposta é fortalecer espaços de fala, de criação e de visibilidade para artistas e escritores com deficiência.
Na tarde do dia 30, o público poderá participar de oficinas como “Empreendedorismo para Pessoas com Deficiência”, com Tiago Moraes, e “Poesia em Machê para Todos”, voltada a experiências sensoriais e artísticas. Já no dia 31, a programação será intensa no auditório, com a apresentação da APAE de Itaporã e três rodas de conversa com autores como Nycolas Colman, Alessandra Souza e Ivan Baron, abordando temas como literatura surda, poesia em Libras e anticapacitismo.
A noite reserva atrações culturais para todos os públicos: a performance do Palhaço Surddy Pernambuco, exposições de arte e poesia, além da Feira Inclusiva com economia criativa, reforçando o talento e o empreendedorismo das pessoas com deficiência da região.
Para o organizador Felipe Sampaio, a Mostra é uma ação urgente e transformadora, “estamos com uma expectativa muito positiva. A Inclui MS chega a Dourados para ampliar o alcance de uma proposta que nasceu em Campo Grande com muito afeto e compromisso. Nosso objetivo é dar visibilidade a essas produções incríveis, mostrar que acessibilidade é potência, é criatividade, e que todos têm o direito de ocupar os espaços da arte e da cultura.”
A Inclui MS – Mostra Literária de Pessoas com Deficiência é mais do que um evento: é uma celebração da diversidade, da escuta e da inclusão real. Uma oportunidade de ver, ouvir, sentir e participar de um movimento que transforma a cultura e a sociedade.
A segunda edição do Projeto Afronta Dialeto Preto em Campo Grande (MS) tem o objetivo de fortalecer o protagon...
A Prefeitura de Dourados, por meio do Núcleo de Educação Escolar Indígena da Secretaria Municipal de Educação...
Quem imaginaria que uma DJ idosa, de 81 anos, se tornaria uma das mais cogitadas das pistas de dança, inclusiv...
O distrito de Vila Formosa, em Dourados, começou a receber nesta terça-feira (11) o mutirão de atendimentos do...
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, publicou na edição desta terça-feira (1...
Imagina um plástico biodegradável mais resistente do que o plástico comum e feito a partir do bambu. Ele exist...
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) e da Fundação de Espor...