Revista literária Sul-Mato-Grossense recebeu dois prêmios na Bahia
A Revista Criticartes foi idealizada e criada por Rogério Fernandes Lemes, poeta e escritor por paixão; sociól...
A II FELIT-MS acontece nos dias 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro
A literatura ganha lugar de destaque em Dourados essa semana. Acontece nos dias 28 e 30 de novembro e 1º de dezembro a segunda edição da Feira Literária de Mato Grosso do Sul (FELIT-MS), na Câmara Municipal de Dourados.
Durante o evento, os visitantes poderão conferir exposição de livros de autores regionais, lançamentos, sessões de autógrafos, contação de história, declamações de poesia e palestras sobre a literatura sul-mato-grossense. A editora sul-mato-grossense Vida Produções estará presente nesse grande encontro literário, com o lançamento de três obras: Cortina da Alma e Véu do Luar, de Maria de Lourdes da Costa, e a revista literária Senhorinha, de Jaminho.
A escrita literária sempre fez parte da vida de Maria de Lourdes da Costa, mas foi apenas perto dos 60 anos que ela publicou seu primeiro livro. Escrivã aposentada da Polícia Civil e dotada de um grande lirismo, ela está participando pela segunda vez da II FELIT-MS, lançando dois livros de poemas românticos, sensuais e eróticos. "Ambos são recheados de mistérios e segredos, amores e paixões. Falam das buscas, das perdas, das dores, dos desencantos e das noites solitárias", resume. Para ela, que também é membro da Academia de Letras de Dourados e da Academia Luso-brasileira de Artes e Poesias, poder fazer esse lançamento e participar da feira tem uma grande relevância: "É uma oportunidade para divulgar o trabalho dos poetas, nos fazendo conhecidos dentro e fora do estado", acredita.
Veterano na literatura regional, Jaminho lançará durante a II FELIT-MS a revista literária Senhorinha. Nela, o escritor revisita dez contos infantis tradicionais. Simbad, o Marujo; Branca de Neve; A Pequena Sereia; Chapeuzinho Vermelho; Os Três Porquinhos; Patinho Feio; João e Maria e Ali Babá e os 40 Ladrões. "Eles foram recriados segundo a história, a cultura e a geografia sul-mato-grossense", explica. O nome da revista é uma homenagem a uma importante figura da história local.
Os livros podem ser adquiridos com os escritores durante o evento, mas também pelo site www.maracalvis.com.br ou pelo telefone (67) 99227-5169.
A Vida Produções tem mais de 13 anos de trajetória. À frente dela está a escritora Mara Calvis, que já publicou mais de 25 obras pela editora. Desde o ano passado, ela abriu as portas para todos os escritores que desejam concretizar o sonho de publicar sua obra. Mara também estará na II FELIT-MS, com seus livros infantis que falam sobre meio ambiente, trânsito, cidadania e, ainda, a identidade, a história, a geografia, as lendas, os pontos turísticos, a cultura, a fauna e a flora do Mato Grosso do Sul. "A ideia é que eles possam incentivar as crianças e os adolescentes a conhecerem seu estado e que tenham orgulho de ser daqui”, explica.
A Revista Criticartes foi idealizada e criada por Rogério Fernandes Lemes, poeta e escritor por paixão; sociól...
Na semana passada, alunos da Escola Municipal Bernardina Corrêa de Almeida, na Vila Almeida, participaram da "...
Nesta quinta-feira (14) na Premiere do Latin Grammy em Miami (EUA), o Brô MC's sobe ao palco, rompendo frontei...
A cordelista Aurineide Alencar, natural de Catolé do Rocha, na Paraíba, e douradense de coração, está prestes...
Começou na última segunda-feira (11) o período de pré-matrículas da REE (Rede Estadual de Ensino) de Mato Gros...
Para a melhoria do atendimento na área da saúde e também da infraestrutura urbana em Naviraí, o Governo de Mat...
Incêndios em comunidades pantaneiras
Audiência pública discutirá esta semana “O Impacto dos incêndios nos modos de vida, saúde, segurança alimentar...