
No Dia da Mulher, Prefeitura homenageia servidoras e debate sobre o protagonismo da mulher douradense
A Prefeitura de Dourados, por intermédio da Coordenação de Políticas Públicas para a Mulher, realiza no dia 6...
Clube comemora trajetória valorizando a literatura escrita por mulheres e convida o público para discutir o romance “Oração para Desaparecer”
O Leia Mulheres Campo Grande completa sete anos em julho e celebra sua história reunindo leitoras e leitores para mais um encontro literário. No dia 5, às 17h30, o clube promove uma roda de conversa sobre Oração para Desaparecer, da escritora Socorro Acioli, com mediação da engenheira civil Mariana Carvalho, da acadêmica de História Juliana Reis e da jornalista Evelise Couto.
Na obra, Acioli apresenta a jornada de uma mulher que desperta em Portugal sem qualquer lembrança do próprio passado, tendo apenas a língua portuguesa como elo com o mundo. Em busca de respostas sobre sua identidade e origem, ela enfrenta o desafio de reconstruir a vida em um país estranho. A narrativa sensível e potente mergulha em temas como pertencimento, apagamento, vínculos afetivos e o poder do amor diante da perda.
O clube de leitura Leia Mulheres foi criado com o objetivo de dar visibilidade a autoras, em resposta à baixa representatividade feminina no mercado editorial. Inspirado pela campanha #ReadWomen2014, da escritora britânica Joanna Walsh, o projeto ganhou forma no Brasil em 2015 e hoje está presente em mais de 100 cidades. Em Campo Grande, os encontros são conduzidos desde 2018 pela jornalista Evelise Couto, que destaca o papel da leitura como ferramenta de transformação.
“A leitura nos ajuda a pensar criticamente, estimula a empatia e amplia horizontes. Mas também diverte, conecta e ensina. É um espaço de construção coletiva”, afirma.
Desde seu início, os integrantes do Leia Mulheres Campo Grande já leram mais de 50 obras em conjunto de escritoras nacionais, estrangeiras e regionais como Clarice Lispector, Conceição Evaristo, Carolina Maria de Jesus, Han Kang, Marjane Satrapi, Sarah Muricy, Tânia Souza, Joseane Francisco, Gleycielli Nonato, bell hooks, Djamila Ribeiro, Selva Almada, Silvina Ocampo e muitas outras.
Os encontros são gratuitos, abertos ao público e recomenda-se a leitura prévia da obra.
ServiçoEncontro do Leia Mulheres Campo Grande – Edição de Aniversário (7 anos)Livro do mês: Oração para Desaparecer, de Socorro AcioliData: 5 de julho (sexta-feira)Horário: 17h30Local: Jardim Secreto Café Bar – Rua Barão de Melgaço, 180Entrada gratuita e aberta ao públicoMais informações: instagram.com/leiamulherescg
A Prefeitura de Dourados, por intermédio da Coordenação de Políticas Públicas para a Mulher, realiza no dia 6...
Não casei, só 'juntei'. Mas vou casar daqui a uns dias, uns meses. Vou fazer uma cerimônia para a família, os...
O Dia do Cliente, celebrado em 15 de setembro, joga luz sobre um comportamento cada vez mais comum: as compras...
A Prefeitura de Dourados, por meio da Fundação de Esportes (Funed), tem impulsionado o esporte amador na cidad...
O prefeito de Dourados, Marçal Filho, sancionou nesta sexta-feira (12) a Lei Municipal que institui o programa...
A Prefeitura de Dourados realiza neste sábado (13), por meio do Centro de Controle de Zoonozes (CCZ), o drive-...
A nona edição da Feira Literária de Bonito (FLIB), que acontece de 17 a 21 de setembro, na Praça da Liberdade,...