
Reunião encaminha parceria entre Dourados e Antônio João por preservação do Rio Dourados
Uma reunião na manhã desta terça-feira (6) no gabinete da prefeita Délia Razuk encaminhou uma parceria entre o...
No último domingo (12), um cavalo foi abandonado no Bairro Santa Fé em Dourados e a situação comoveu os moradores.
O fato aconteceu em alagoas no início do ano corrente, a ideia é tão boa e importante, que pode, por exemplo, ser viabilizada em Dourados.
No último domingo (12), um cavalo foi abandonado no Bairro Santa Fé em Dourados e a situação comoveu os moradores. Segundo informações o animal foi abandonado no meio da rua e a suspeita é de maus tratos, e que inclusive ele teria sido chicoteado e obrigado a puxar carroça exaustivamente até cair ao chão por um indígena que utilizava o animal para o trabalho. O cavalo apresentava ferimentos nas patas, no lombo, estava bastante debilitado e morreu logo em seguida. Antes havia mais, porém ainda se ver muitos animais puxando carroças em Dourados, e com essas bicicletas, cenas como essas seria cada vez mais raras.
O Governo de Alagoas teve uma ideia para resolver exatamente essa questão: catadores de entulho receberam 30 bicicletas de carga que ajudarão no trabalho diário por toda a capital, e que essas pessoas não utilizem mais cavalos e outros animais para fazer o serviço elas são chamadas de Ciclolix.
As bikes começaram a surgir como ideia pois muitas pessoas indagaram o fato de como esses trabalhadores conseguiriam continuar seus trabalhos de recolhimento de reciclados na rua sem os cavalos e evitar certas crueldades.
A ação faz parte do Projeto Relix, que incentiva a conscientização a respeito da correta destinação do lixo e a reciclagem. As bikes de carga também trazem dignidade para os catadores.
“Essa bicicleta é muito maravilhosa. Sou catadora há 3 anos e ela vai ajudar bastante no trabalho, vai agilizar. Aí, além de catar os entulhos, aproveito para malhar as pernas pedalando”, brincou Maria Goreti da Silva Batista, em entrevista ao G1.
O projeto Relix é patrocinado pelo Sesi Alagoas, com apoio institucional da Secretaria de Estado Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado de Alagoas.
Quanto ao caso do cavalo abandonado em Dourados, infelizmente é uma realidade não só por aqui, mas sim, em todo o país. Muitos ficam desnutridos ou mesmo morrem em acidentes de trânsito que poderiam ser facilmente evitados se seus donos fossem mais cuidadosos. Geralmente esses animais são submetidos a jornadas cansativas de trabalho, sem alimentação balanceada e limite de peso para puxar acima do indicado.
É um projeto importante!
“Elas [as catadoras] ficam emocionadas, agradecem pelo que fizemos por elas. Isso me deixa feliz, mas triste também, pois estamos muito atrasados com relação à sustentabilidade. Há muita coisa que ainda podemos e devemos fazer para cuidar de nosso planeta”, Afirma Lina, idealizadora do projeto.
Uma reunião na manhã desta terça-feira (6) no gabinete da prefeita Délia Razuk encaminhou uma parceria entre o...
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas, realizou na semana passada, reun...
Em Mato Grosso do Sul, a semana começa com diversas vagas para quem busca uma oportunidade de emprego. São m...
O prefeito de Dourados, Marçal Filho, foi cirúrgico na manhã de sábado, durante solenidade oficial de abertura...
Agência de branding focada em redes sociais O mercado publicitário e marketing digital conta com a Pear, uma...
Representando o Governo de Mato Grosso do Sul, o vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, particip...
Mato Grosso do Sul deve ter virada no tempo neste fim de semana. Além da queda nas temperaturas, que já estava...