
54ª Expoagro de Dourados traz Alok e Raça Negra
Lazer e entretenimento tão estão entre os objetivos da 54ª Expoagro de Dourados, que será realizada na cidade...
No dia 20 de novembro é celebrado no Brasil o Dia da Consciência Negra
No dia 20 de novembro é celebrado no Brasil o Dia da Consciência Negra. A data, inserida no calendário nacional em 2003, visa incentivar a reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira, debatendo temas como visibilidade e preconceito.
Com o objetivo de fortalecer a relevância do tema, o Festival Mais Cultura, iniciativa da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), em parceria com a Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura, realiza nesta sexta-feira (20) atividades relacionadas à Consciência Negra.
Diante da importância dos temas abordados, as atividades desta sexta-feira contam com a participação do pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte, Marcelo Fernandes e do secretário municipal de Cultura e Turismo, Max Fernandes.
"Este é um dos momentos mais significativo do festival, pois, destaca e homenageia a cultura negra em nossa sociedade", pondera Marcelo Fernandes.
A programação inclui debates, música, mostra fotográfica e homenagem. Devido à pandemia de Covid-19, todas as atividades gratuitas serão apresentadas virtualmente, e os participantes terão direito a certificado.
Programação
10 horas – Apresentação de Marta Cel,Mezzo Soprano. A cantora é acadêmica de Música na UFMS e sua paixão pela música surgiu na infância. Já se apresentou em espaços como SESC, Festival América do Sul e Festival de Inverno de Bonito.
Seu repertório mistura black music com a MPB e suas influências musicais trazem samba-rock, samba raiz e soul. A transmissão será pelo YouTube da TV UFMS.
Já às 14h ocorre a Homenagem a Conceição Evaristo - mineira e mestre em literatura Brasileira, autora de diversos livros que abordam a temática racial. A mediação será feita pela professora Geovana Quinalha
Às 18h30, é realizada a palestra sobre o projeto Negritude em Debate, parceria da UFMS com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul. O projeto tem o objetivo de visibilizar a beleza, a cultura e a ancestralidade negra existentes no estado, que historicamente são apagadas, por meio de discussões étnico-raciais capazes de qualificar e encorajar professores a trabalhar com a problemática da população negra em sala de aula, na tentativa de diminuir a desigualdade existente no país.
Junto a esta ação, ocorre a mostra fotográfica Beleza Negra Resiste.
Não é necessária inscrição prévia para adquirir o certificado, que pode ser solicitado virtualmente durante a participação nas atividades.
Acesso à programação no site: ufms.br.
Lazer e entretenimento tão estão entre os objetivos da 54ª Expoagro de Dourados, que será realizada na cidade...
O Conselho Municipal de Defesa e Desenvolvimento dos Direitos Afro-Brasileiros, da Secretaria Municipal de Ass...
Na tarde desta terça-feira, 13 de maio, Virginia Fonseca prestou depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérit...
A Sésamo Gelato Italiano fará de 20 a 24 de maio o Festival do Choco Pistache, um evento que une sabor e solid...
A Prefeitura de Dourados inicia neste mês a emissão oficial das carteirinhas de identificação para pessoas com...
Nos dias 30 e 31 de maio de 2025, a cidade de Dourados será palco da segunda edição da Inclui MS – Mostra Lite...
Campo Grande deu um passo firme rumo à inclusão e à dignidade nesta segunda-feira (12), com a entrega da ref...