
Délia empossa Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais
Durante ato simbólico, a prefeita Délia Razuk empossou na manhã desta segunda-feira (10), no auditório da Pref...
Projeto "Noites Frias" tem por objetivo que as pessoas não fiquem na rua durante períodos de muito frio
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, mantém a parceria entre a Casa da Acolhida e a Guarda Municipal para garantir mais dignidade às pessoas em situação de rua durante os meses mais frios do ano. O projeto Noites Frias se estende durante todo o inverno.
Uma ronda acontecerá pela cidade nas noites de frio mais intenso será feita pela Guarda Municipal que após a identificação, ofertará transporte até a Casa da Acolhida onde os indivíduos receberão acolhimento, poderão tomar banho, jantar, dormir, tomar café da manhã e receber os serviços de atendimento de proteção social especial, de acordo com a disponibilidade de vagas no local.
O objetivo é dar as pessoas em situação de rua, durante as noites de muito frio, condições de enfrentar as baixas temperaturas. Diante do frio, elas correm perigo de terem a temperatura do corpo diminuída, causando hipotermia e até a morte.
Para saber a disponibilidade de vagas, será mantida comunicação diária entre responsáveis da Casa da Acolhida e responsáveis da Guarda Municipal. "Devido à variação do fluxo das pessoas em trânsito no município que se utilizam deste serviço, precisamos atualizar sempre esta disponibilidade", disse Shirley Flores Zarpelon, diretora do departamento de Proteção Especial.
Durante o dia, as pessoas serão encaminhadas ao Centro Pop, onde uma equipe fará o acompanhamento da pessoa, direcionando os procedimentos necessários na tentativa de ajudá-las a sair da condição de rua. Na recusa da pessoa em ir para a Casa da Acolhida, serão ofertados cobertores, oriundos exclusivamente de doações.
"Este projeto justifica-se pela premissa de proteção social da Assistência Social, que como política pública deve promover ações de prevenção e proteção diante das vulnerabilidades, riscos, danos e violações diversas", esclareceu Shirley.
Como ressalta a diretora do departamento de Proteção Especial, Dourados possui um Plano Municipal de Atenção às Pessoas em Situação de Rua de Dourados que apresenta como um dos seus objetivos promover a qualidade de vida e reduzir os riscos sociais e situações de vulnerabilidade da população em situação de rua do município. "O frio é um risco até em relação à vida das pessoas", disse.
A Casa da Acolhida é uma instituição pública, criada e mantida pela Secretaria Municipal de Assistência Social, com finalidade de oferecer serviço de proteção especial a indivíduos que se encontram em situação de alta vulnerabilidade pessoal e social, com vistas ao acolhimento, à alimentação, higiene pessoal, encaminhamentos, entre outros, contribuindo para a construção de novos projetos de vida.
Durante ato simbólico, a prefeita Délia Razuk empossou na manhã desta segunda-feira (10), no auditório da Pref...
Ainda durante a sessão, os vereadores receberam o secretário municipal de Educação, que discorreu sobre a falt...
Na tarde desta terça-feira, 13 de maio, Virginia Fonseca prestou depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérit...
A Sésamo Gelato Italiano fará de 20 a 24 de maio o Festival do Choco Pistache, um evento que une sabor e solid...
A Prefeitura de Dourados inicia neste mês a emissão oficial das carteirinhas de identificação para pessoas com...
Nos dias 30 e 31 de maio de 2025, a cidade de Dourados será palco da segunda edição da Inclui MS – Mostra Lite...
Campo Grande deu um passo firme rumo à inclusão e à dignidade nesta segunda-feira (12), com a entrega da ref...