
Mulheres vítimas de violência doméstica terão prioridade nos programas habitacionais do município
Assinada por Alan Guedes em 2020, no período que ocupou a presidência da Câmara Municipal de Dourados, a Lei n...
De autoria da vereadora Daniela Hall (PSD) lei garante que 5% das casas populares sejam destinadas à mulheres em situação de risco de morte
A partir de agora as mulheres vítimas de violência doméstica, em Dourados, estão incluídas no público prioritário nos programas habitacionais do município. De autoria da vereadora Daniela Hall (PSD) a lei 4.570, foi promulgada pela Câmara Municipal no dia 18 de dezembro de 2020.
Segundo o texto, 5% das novas moradias a serem construídas devem priorizar mulheres vítimas de violência, cujo agressor tenha sido condenado com sentença em julgado. A intenção, segundo a parlamentar, é garantir que elas possam deixar os seus lares e recomeçar as suas vidas longe dos algozes.
Em Mato Grosso do Sul, 39 mulheres foram vítimas de feminicídio no ano passado, desses, quatro são de Dourados. Dos 3.739 homicídios de mulheres em 2019 no Brasil, 1.314 (35%) foram categorizados como feminicídios. "Isso equivale a dizer que, a cada sete horas, uma mulher é morta pelo fato de ser mulher. Ao analisar o aspecto vínculo com o autor, revela-se que 88,8% dos feminicídios foram praticados por companheiros ou ex-companheiros. Assim, é comum que as mulheres estejam expostas ao perigo enquanto são obrigadas a se recolherem ao ambiente doméstico", destaca a vereadora.
Autora da lei que criou o Agosto Lilás em Dourados, Daniela Hall diz que a nova lei será mais uma ferramenta de apoio. "Vale lembrar que em muitos casos a situação da convivência é insuportável e a tragédia já vem sendo anunciada, mas a mulher acaba não podendo sair de casa por não ter para onde ir", destaca.
Assinada por Alan Guedes em 2020, no período que ocupou a presidência da Câmara Municipal de Dourados, a Lei n...
Ainda no âmbito do "Agosto Lilás" o deputado estadual Neno Razuk (PTB) apresentou o Projeto de Lei 245/2021, p...
Na tarde desta terça-feira, 13 de maio, Virginia Fonseca prestou depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérit...
A Sésamo Gelato Italiano fará de 20 a 24 de maio o Festival do Choco Pistache, um evento que une sabor e solid...
A Prefeitura de Dourados inicia neste mês a emissão oficial das carteirinhas de identificação para pessoas com...
Nos dias 30 e 31 de maio de 2025, a cidade de Dourados será palco da segunda edição da Inclui MS – Mostra Lite...
Campo Grande deu um passo firme rumo à inclusão e à dignidade nesta segunda-feira (12), com a entrega da ref...