Dormir na rua é socialmente aceitável no Japão, onde trabalhar até tarde da noite é normal
No Japão é totalmente normal trabalhar 60 horas por semana. Indiscutivelmente, essa cultura de assiduidade exi...
Ficou mais fácil ir para o Japão! O governo japonês liberou a concessão do visto online para os brasileiros que querem visitar o país. Antes, era necessário ir até a Embaixada do Japão, em Brasília, ou a um dos consulados, como os de São Paulo, Rio de Janeiro e Recife.
Agora o procedimento pode ser feito remotamente, pela internet e o visto leva aproximadamente dois dias para ser emitido. Rapidão!
A decisão do governo japonês de liberar a solicitação por intermédio do site Japan e Visa (em inglês), facilitou o processo. Mas vale apenas para o visto de turista é o de curta permanência. O visto on-line é para ficar no país por até três meses, a partir do dia seguinte à data de emissão.
Como solicitar o visto on-line do Japão
Apesar de poder enviar os documentos e fazer a solicitação online, o pagamento no valor de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais) deverá ser realizado em dinheiro e pessoalmente no Consulado ou Embaixada mais próximo.
Entre no site Japan eVisa e clique em “Online Visa Application“;
Na próxima página, clique em JAPAN eVISA;
Vale para outros países também
A novidade se aplica aos cidadãos residentes no Brasil e em outros 10 países: Emirados Árabes Unidos, Reino Unido, Canadá, Camboja, Arábia Saudita, Cingapura, Taiwan, Estados Unidos, África do Sul e Mongólia.
De acordo com informações divulgadas pelo consulado do Japão em São Paulo, a solicitação online é limitada ao visto de curta permanência de uma entrada com o objetivo de turismo.
Ao entrar no Japão, será necessário apresentar o “visa issuance notice” (aviso de emissão de visto) no aeroporto, efetuando o login no site JAPAN e VISA por meio do dispositivo móvel do turista.
Os que não se enquadram na categoria de turista terão que realizar a solicitação do visto nas embaixadas ou consulados do Japão em seus países ou regiões.
Visitar um amigo ou parente no Japão não é considerado turismo e, nesse caso, a solicitação de visto deve ser feita diretamente no consulado ou embaixada.
Brasileiros no Japão
De acordo com dados do Ministério da Justiça, de 2022, há cerca de 206 mil brasileiros no Japão. Dos quais 60%, têm visto de residente, caracterizando o chamado “enraizamento” – pessoas que estão estabelecidas no país.
Dos 206 mil brasileiros, 43 mil são crianças e jovens até 18 anos, indicando a possibilidade de permanência no país por mais algum tempo. Muitos são descendentes de japoneses que migraram para o Brasil em busca de melhores condições e que fizeram o caminho de volta.
No Japão é totalmente normal trabalhar 60 horas por semana. Indiscutivelmente, essa cultura de assiduidade exi...
No próximo fim de semana acontece a 19ª edição do Japão Fest, tradicional evento cultural e gastronômico promo...
Seguindo com a proposta de vistoriar desurpresa as unidades de saúde em Dourados, UPA e Hospital da Vida para...
Em Mato Grosso do Sul, a solidariedade tem um endereço certo: a Associação dos Amigos das Crianças com Câncer...
Mark Zuckerberg está recebendo várias críticas após o anúncio de que a Meta irá encerrar seu programa de verif...
O prefeito Marçal Filho anunciou namanhã desta sexta-feira (10) que a empresária e arquiteta Gisella Silva Mel...
O prefeito Marçal Filho e osecretário municipal de Educação, José Vicente Tardivo, se reuniram na manhãdesta q...