Projeto de Marçal amplia regras para centros de acolhimento a idosos
Projeto do deputado estadual Marçal Filho (PSDB) amplia em Mato Grosso do Sul a fiscalização e os critérios mí...
No projeto do prefeito, consta implantação de ciclovias, faixas, ruas e calçadas niveladas.
A prefeitura de Nova Andradina fechou o mês de janeiro iniciando um projeto de muita importância para a acessibilidade da cidade. A ideia do prefeito Gilberto Garcia, (PR), é cuidar de ‘casa’ deixando a vida de muitas pessoas principalmente os cadeirantes e idosos, muito melhor.
Segundo as informações do assessor de comunicação Vicente Lichoti, a prefeitura está buscando parcerias junto a parlamentares e Governos estadual e federal para recuperar os passeios públicos da cidade, com o objetivo de garantir vida melhor, autônoma e mais segura aos cidadãos cadeirantes e idosos. Haverá uma parceira entre a iniciativa pública e privada para garantir essas mudanças, onde no projeto, os comerciantes e os moradores terão que cuidar mais de suas calçadas. Por isso usa-se o tema, “PROBLEMAS DE CASA”. Gilberto acredita que, se cada um fizer sua parte, a vida torna-se mais fácil e melhor para todos.
Em vídeo postado na última quarta-feira, (31), na página oficial da prefeitura, teve a participação dos cadeirantes Max Erik e Kleber da Silva Guntendolfer, (34), o Passoka, como é conhecido. Passoka é um motociclista que sofreu um grave acidente em abril de 2016 que hoje depende de uma cadeira de rodas para se locomover. No vídeo, os dois mostram as dificuldades que enfrentam no dia-a-dia, e apontando os problemas de ‘casa’ que precisam melhorar. Inclusive na gravação aparece Kleber quase caindo por conta de uma rampa irregular. Acompanhe pelo VÍDEO.
“Estamos nos preparando para dar melhores condições a essas pessoas, como cadeirantes, idosos e etc. Em abril teremos as regulamentações aprovadas pelo (CTB), Código de Trânsito Brasileiro, e com isso precisamos estar prontos! Não tem como a gente cobrar do pedestre e do ciclista algo que não temos condições de oferecer. O prefeito quer um padrão único, e no momento iremos iniciar pela região central. É preciso ter um inicio, e é isso que estamos fazendo! Claro que não vai ficar tudo uma maravilha já de cara, mas aos poucos vamos adequando.” Explicou Lichot.
MULTAS A PEDESTRES E CICLISTAS;
Punição estava prevista no Código de Trânsito de 1997, mas nunca foi praticada porque não havia regulamentação até então. Porém, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) publicou uma resolução que define as regras de multas para pedestres e ciclistas que andarem fora das áreas permitidas. A medida começa a valer em abril. A multa para o pedestre que ficar no meio da rua ou atravessar fora da faixa, da passarela ou passagem subterrânea será de R$ 44,19 - o equivalente a metade do valor da infração leve atual.
A mesma autuação vale para quem utilizar as vias sem autorização para festas, práticas esportivas, desfiles ou atividades que prejudiquem o trânsito.
No projeto do prefeito, consta implantação de ciclovias, faixas, ruas e calçadas niveladas. Segundo a assessoria, GG quer iniciar o projeto agora e que até o fim de seu mandato esteja tudo funcionando. Quando questionado sobre o transporte público, que foi uma das promessas de campanha de Garcia, Vicente disse que existe sim esse projeto, que está em andamento, porém, há uma dificuldade com a iniciativa privada. Até mesmo porque, não existe ainda uma empresa que queira fazer esse compromisso cobrando um preço cabível aos usuários. Lichoti disse ainda quê, caso não apareça essa empresa, existe uma segunda via, que trata-se da criação própria da prefeitura assumindo essa demanda.
“De inicio o prefeito pensa em projetar o transporte coletivo com 04 linhas pela cidade, o que já é considerado muito importante até mesmo pelo tamanho da cidade” Completou Vicente.
Projeto do deputado estadual Marçal Filho (PSDB) amplia em Mato Grosso do Sul a fiscalização e os critérios mí...
Foi aprovado na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul e segue para sanção do Governo do Estado, Projeto...
Começou na última segunda-feira (11) o período de pré-matrículas da REE (Rede Estadual de Ensino) de Mato Gros...
Para a melhoria do atendimento na área da saúde e também da infraestrutura urbana em Naviraí, o Governo de Mat...
Incêndios em comunidades pantaneiras
Audiência pública discutirá esta semana “O Impacto dos incêndios nos modos de vida, saúde, segurança alimentar...
A alta demanda por profissionais de saúde e a estabilidade do sistema público espanhol têm atraído cada vez ma...
Dezembro está chegando e sempre vem aquela pergunta: já está na hora de montar a Árvore de Natal? Porque pela...